Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura retira nove toneladas de lixo de casa de idosa acumuladora de Salto

26 de Julho de 2019 às 17:00

Lixo foi colocado na calçada da casa pelo marido da mulher. Crédito da foto: Jussara Lima/Jornal Taperá

Cerca de 9,2 toneladas de lixo foram retiradas da casa de uma idosa acumuladora de 77 anos, moradora do bairro Jardim Três Marias, em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A limpeza teve início na terça-feira (23) e foi finalizada nesta sexta-feira (26), após quatro dias de trabalho de equipes da Prefeitura.

De acordo com a Prefeitura de Salto, das nove toneladas, cerca de 80% do material foi encaminhado para ser reciclado e 20% levado ao aterro sanitário. O caso teria sido notado pelo município quando o marido da mulher jogou parte do material na calçada da casa, na tentativa de se livrar do lixo guardado pela esposa, que é acumuladora há mais de 20 anos.

[irp posts="145401" ]

Limpeza foi realizada durante a tarde desta terça-feira (23). Crédito da foto: Prefeitura de Salto/Divulgação

A mulher teria recolhido o material nas ruas e levado para dentro de caso durante vários anos. Para a ação de limpeza, a prefeitura acionou caminhões da coleta seletiva, com apoio do Departamento de Zoonoses, as secretarias do meio Ambiente, de Saúde e de Ação Social.

A retirada do lixo começou pelo lado de fora do imóvel e, durante a semana, equipes retiraram os materiais de dentro da casa. Entre os materiais encontrados estavam caixas de papelão, embalagens plásticas e até um colchão.

A Zoonoses orientou a idosa sobre o perigo de armazenar os materiais na casa, podendo gerar animais peçonhentos e outros problemas, como dengue, além de tornar o local insalubre para habitação. A idosa passa por atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II regularmente.

[gallery columns="2" size="medium" ids="145402,145406"]

[irp posts="145039" ]