Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura recebe 232 denúncias de maus-tratos contra animais

04 de Abril de 2019 às 00:18

Conferência discutiu o problema na OAB. Crédito da Foto: Fábio Rogério

Durante conferência realizada na noite desta quarta-feira (3) no auditório da OAB/Sorocaba para debater os maus-tratos contra animais, a representante da Ouvidoria Geral do município, Liliana Aparecida de Jesus, informou que 626 registros dessa natureza chegaram à administração municipal em 2018, o equivalente a quase dois registros por dia.

[irp posts="102458" ]

 

Nos três primeiros meses deste ano, segundo Liliana, foram computadas 232 ocorrências de maus tratos, registradas pelos referidos canais de comunicação, e mais 34 por WhatsApp no número (15) 99129-2426. Das 232 ocorrências, em 200 delas foram encaminhadas respostas em termos de providências e 32 estão em andamento. Os canais de comunicação incluem os telefones 156 e 153, além do site da Prefeitura.

Entre os objetivos do encontro estava o de cada órgão envolvido com a questão da proteção aos animais falar das suas atribuições. Havia representantes da Polícia Ambiental, Ministério Público, Zoonoses, Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e da própria OAB, com a presidente da Comissão de Proteção Animal, Jussara Fernandes.

O representante do Corpo de Bombeiros, por exemplo, esclareceu que a corporação atua em apoio no salvamento de animais, quando estão em local de risco, mas em casos de maus-tratos comprovados quem deve ser acionado é a polícia, por meio do telefone 190. O ambientalista Gabriel Bittencourt, presente no encontro, sugeriu confecção de manual informativo, mesmo que seja no formato digital, com a descrição da atribuição de cada um dos órgãos. (Carlos Araújo)