Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura poderá rever contratos na gestão compartilhada da educação

12 de Julho de 2020 às 19:17
Marcel Scinocca [email protected]

Prefeitura reabre parcelamento de débitos Conforme a pasta, situação em virtude da redução da arrecadação do município. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2019)

 

A Prefeitura de Sorocaba poderá rever os contratos com as entidades sociais que promovem a chamada gestão compartilha na rede municipal de educação. A situação foi confirmada pela Secretaria de Educação (Sedu), na sexta-feira (10). Uma reunião deverá ocorrer nesta segunda-feira (13) com as entidades para discutir a situação e apresentar alternativa para o caso.

Conforme a Sedu, em virtude da redução da arrecadação do município, a pasta está realizando análise e eventuais reajustes financeiros nos valores de remuneração de todos os seus contratos, incluindo aqueles firmados com entidades do terceiro setor. “A definição relativa a esse índice percentual de eventual redução será decidido na próxima semana, ocasião em que, inclusive, já há reunião agendada entre Sedu e representantes destas entidades da gestão compartilhada” lembrou a Pasta.

A possível mudança já é motivo de preocupação para algumas entidades “conveniadas”. “Se houver redução, todas as entidades deverão reduzir os custos na mesma proporção. Irei convocar assembleia com a minha diretoria para definirmos a questão” afirma a responsável por uma das entidades.

Outra entidade ouvida pela reportagem contou que também deverá tomar medidas após a reunião que ocorrerá nesta segunda-feira. Ambas as ouvidas pela reportagem pediram para não serem identificadas.

A gestão compartilhada no ensino municipal de Sorocaba foi iniciada em 2019, ainda durante o mandato de José Crespo (DEM). Após ele ter sido cassado pela Câmara de Sorocaba, em 02 de agosto daquele ano, o processo teve continuidade pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), que chegou a inaugurar unidades cuja administração ficou sob responsabilidade do terceiro setor.

A ideia inicial era realizar a gestão compartilhada em 24 unidades de educação. O tema chegou a ser judicializado e a proposta chegou a ser reprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Sorocaba.