Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura oferece canais para denunciar racismo e injúria racial

26 de Março de 2021 às 00:01

Prefeitura oferece canais para denunciar racismo e injúria racial Objetivo é estimular o uso das ferramentas para efetivas as denúncias. Crédito da foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid), oferece canais de denúncias contra racismo e injúria racial. O denunciante pode entrar em contato pelo telefone (15) 3212-6912, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para [email protected] .

Outra opção é o Disque 100 - Direitos Humanos, que, além dessas denúncias, também recebe queixas sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona diariamente, durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.

“Este canal tem grande importância para que as pessoas tenham garantidos os seus direitos e denunciem esses atos, dissuadindo a prática de racismo, abuso ou qualquer outro tipo de violência”, salienta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Vale lembrar que, no dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, um marco na batalha pelas conquistas de direitos sociais para a população negra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória às 69 vítimas fatais do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1960, na África do Sul.

Coordenadoria da Igualdade Racial

A Coordenadoria da Igualdade Racial tem por finalidade planejar, desenvolver, integrar, orientar, coordenar e acompanhar as políticas, programas, projetos, ações e atividades voltadas à promoção da justiça social e práticas que colaborem no campo das políticas públicas para a igualdade racial.

Dessa forma, o órgão promove e implementa programas, serviços e ações afirmativas, que visam à superação das desigualdades raciais, eliminação da descriminação, o enfrentamento ao racismo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população negra no município. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)