Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura não tem previsão para novos leitos de Covid-19 em Sorocaba

09 de Junho de 2020 às 19:28
Marcel Scinocca [email protected]

Ocupação chega a 85% no hospital de campanha Taxa de ocupação dos leitos clínicos no hospital de campanha é de 80%. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (25/5/2020)

A Prefeitura de Sorocaba afirmou nesta terça-feira (9) que há a intenção de implementar novos leitos hospitalares na cidade para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, mas não possui previsão para tal. A situação vale para leitos clínicos e para leitos de UTI.

A informação chega no momento que a rede pública de saúde, a exemplo do que ocorreu na segunda-feira (8), tem ocupação de acima de 84% nos leitos referentes a Unidades de Terapia Intensiva.

[irp posts="253733" ]

 

Conforme o Executivo, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Sorocaba (SES) solicitou à Santa Casa a ampliação de leitos de UTI e aguarda pela estrutura adequada para a implantação. “Ainda não há previsão da data para a ampliação”, afirma.

Quanto ao hospital de campanha, cuja taxa de ocupação dos leitos clínicos caiu de 85% para 80%, na terça-feira, a SES também afirmou que o número deverá aumentar, mas sem previsão de quando isso deverá ocorrer.

“Neste momento da pandemia, é de grande importância a sensibilidade e conscientização da população sobre as medidas preventivas e de combate ao novo coronavírus. Dessa forma, evitar a propagação do vírus”, afirma.

Fora do censo

A SES foi questionada sobre quantas vagas para Covid-19 há nas UPHs da cidade. Em resposta, a pasta afirmou que Sorocaba dispõe da UPH Zona Leste, que é referência no atendimento da pandemia. “Neste local há 30 leitos de observação para pacientes suspeitos ou confirmados com doença’, afirma.

Sobre o censo diário de leitos na cidade, a Pasta alegou que esses leitos não constam nas publicações uma vez que os dados tratam apenas de sobre leitos clínicos e de UTI dos hospitais da cidade.

Conforme matéria publicada pelo Cruzeiro na terça-feira (9), trazia a informação de que a Santa Casa teria chegado ao seu limite na segunda-feira (8). Na mesma data, outra matéria mostrava, segundo a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) e o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, que o número de vagas no hospital de campanha poderia chegar a 40.

O índice de ocupação de leitos de UTIs públicos em Sorocaba nesta terça-feira (9) foi igual ao do dia anterior: taxa de 84,81%.

Estado

O Governo do Estado de São Paulo também foi questionado sobre a questão, já que os leitos de sua responsabilidade, em especial de UTI, também apresentam ocupações próximas ao limite, no Adib Jatene e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Em resposta, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que tem empregado todos os esforços para ampliação e fortalecimento da rede pública de saúde, especialmente para enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Referente à região de Sorocaba, desde o início da pandemia, o Estado e os municípios ativaram 55 novos leitos de UTI em serviços hospitalares, e foi feita solicitação de habilitação ao Ministério da Saúde. Desse total, apenas dez foram habilitados pelo órgão”, afirma.

Após destacar números da cidade, a pasta afirmou que “neste momento, a taxa geral de ocupação na rede de saúde de Sorocaba é de 66,9% dos leitos de UTI reservados para Covid-19” e que, “portanto há condições de assistir pacientes”. A taxa de refere aos lentos públicos e privados. (Marcel Scinocca)