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Prefeitura licita remoção de postes para iniciar viadutos

08 de Julho de 2020 às 00:03
Marcel Scinocca [email protected]

Obras já começaram nas redondezas da JJ Lacerda, com a instalação de postes novos. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/7/2020)

Quase R$ 700 mil serão gastos pela Prefeitura de Sorocaba para a remoção da rede de postes necessária para viabilizar a construção de três viadutos na cidade. A contratada, com dispensa de licitação, foi a concessionária CPFL. O extrato da contratação foi publicado na segunda-feira (6), no Jornal Município de Sorocaba.

O valor total da contratação, por inexigibilidade, será de R$ 697.897,46. As obras ocorrerão no entorno de três viadutos previstos. O primeiro fica na rua José Joaquim Lacerda (JJ Lacerda), nas proximidades da avenida Ipanema, zona norte de Sorocaba. O segundo será construído entre as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru Marciano da Silva, cruzando a avenida Itavuvu, também na zona norte. Já o terceiro será na avenida Américo Figueiredo, na zona oeste.

No caso do viaduto da JJ Lacerda, o valor inicial para a remoção dos postes é o maior de todos, sendo de R$ 443,5 mil. O contrato para a construção foi assinado em 15 de julho de 2019, com valor estimado em R$ 10,1 milhões. Já o contrato referente à construção do viaduto da Ulysses Guimarães foi assinado em 19 de fevereiro desde ano. O custo para a construção é de R$ 19.9 milhões. Para a remoção de postes, a previsão inicial é de que o trabalho custe R$ 222,6 mil.

Por fim, a remoção dos postes na Américo Figueiredo deve custar R$ 234,8 mil. O contrato para a construção do viaduto foi assinado em 5 de julho de 2019 e a obra é estimada em R$ 37,5 milhões.

No quadro comparativo de 3 de dezembro, conforme o processo de contratação da Prefeitura, a previsão de custo total para a remoção nos três locais era de R$ 966 mil -- mais que a contratação publicada na segunda-feira.

Para justificar a contratação, a Prefeitura de Sorocaba afirma no processo da Comissão Permanente de Licitação (CPL) que os valores são compatíveis com os preços de mercado nos serviços de distribuição de energia elétrica. O texto ainda cita a necessidade de apresentação da mínima exigência técnica necessária, além de menor preço global.

Obras

As três obras fazem parte do Programa Ambiental e de Otimização Viária de Sorocaba -- Mobilidade Total, fundamentado no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTUM). Conforme informou a Prefeitura de Sorocaba em outubro de 2019, o programa contempla, além da JJ Lacerda, a implantação da chamada Marginal do Córrego Itanguá, da rua Luiz Mendes de Almeida até a Adão Pereira de Camargo, inclusive com a implantação de ponte sobre o córrego, na avenida Américo Figueiredo.

A abertura da via servirá de interligação da avenida Luiz Mendes de Almeida com o prolongamento da avenida General Osório, formando um corredor de acesso da região oeste a área central da cidade.

Sobre o viaduto que cruzará a Itavuvu, a obra terá extensão de 390 metros e largura de 16,90 metros, com quatro pistas de tráfego. “O viaduto visa ligar as duas vias, deixando o trânsito mais livre para transporte coletivo (BRT), na avenida Itavuvu”, justificou.

As obras estão em um contrato de financiamento de US$ 70 milhões, com contrapartida de igual valor, assinado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina -- antiga Corporação Andina de Fomento (CAF). (Marcel Scinocca)