Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura lança Plano Verão com previsão de dezembro chuvoso

02 de Dezembro de 2018 às 06:30

Prefeitura lança Plano Verão Representantes de órgãos participaram do lançamento, na sexta. Crédito da foto: Fernando Abreu / Secom

Para minimizar os riscos à vida e danos materiais no período de maior incidência de chuvas na cidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sedesc), lançou na sexta-feira o Plano Verão 2018/2019, que começou neste sábado (01) e vai até 31 de março. O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

O plano 2017/2018 atendeu 204 ocorrências na cidade, enquanto em 2016/2017 foram 986. A mobilização para o período de chuvas tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), 14º CSM, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e Jeep Clube.

“Reduzimos drasticamente o número de atendimentos e isso significa que estamos fazendo a prevenção numa ação que envolve o poder público, a iniciativa privada, a Defesa Civil e a população. Esses números são reflexo da sinergia de todos”, disse o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jefferson Gonzaga.

O chefe de Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, falou do rompimento do trecho da adutora de água, nas margens da rodovia Votorantim-Piedade, no início de 2017. “A Defesa Civil esteve lá para dar toda a assistência necessária e conseguimos minimizar os problemas em tempo recorde”, destacou.

O coordenador geral e presidente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), Davi Dutra, disse que Plano Verão trabalha com um mapeamento das áreas de risco e há um plano de contingência.

Comunicação

A comunicação de qualquer cidadão em caso de ocorrência relacionada a chuvas e temporais deve ser feita através de telefones emergenciais: 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar). Todos têm plantão 24 horas. Ao serem acionadas, as equipes de mobilizarão e adotarão as providências necessárias ao atendimento da emergência.

Dezembro será mais chuvoso que a média

Prefeitura lança Plano Verão Árvore caiu ontem em rua do bairro Brigadeiro Tobias. Crédito da foto: Divulgação / Defesa Civil

Dezembro deverá ser mais chuvoso que a média de anos anteriores na região de Sorocaba, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A perspectiva tem como base o acumulado de novembro, que foi de 143 milímetros, índice 7,5% maior que a média mensal de 133 milímetros. “A tendência é que em dezembro a chuva também fique acima da média, que é de 195 milímetros”, avalia Neide Oliveira, meteorologista do Inmet - São Paulo.

Ela destaca que as chuvas com relâmpagos e rajadas de vento típicas neste período do ano tendem a aumentar em janeiro, quando o índice pluviométrico do mês chega próximo a 250 milímetros.

Na madrugada de ontem, o Inmet registrou 20 milímetros em Sorocaba. De acordo com a Defesa Civil, as pancadas de chuva provocaram a queda de árvore na praça Pio 12, no Jardim Santa Rosália, e uma no bairro Brigadeiro Tobias. (Da Redação, com informações da Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos