Buscar no Cruzeiro

Buscar

Barreira sanitária é montada na avenida Dom Aguirre

22 de Maio de 2020 às 12:40

Barreira sanitária é montada na avenida Dom Aguirre Profissionais da saúde aferem a temperatura de ocupantes de veículos em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (22/5/2020)

Atualizada às 15h23

A primeira barreira sanitária montada em Sorocaba começou a funcionar nesta sexta-feira (22), às 14 horas, na avenida Dom Aguirre. O bloqueio está situado na pista sentido centro, logo após a interligação com a rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a ação é educativa. Veículos com placas de Sorocaba e de outras cidades poderão ser parados.

Na barreira, profissionais da área de saúde farão um rastreamento clínico. Na prática, será feita a aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros.

As pessoas que apresentarem suspeitas da Covid-19, dependendo dos sintomas, serão orientadas e encaminhadas para uma unidade de saúde. Os profissionais da saúde também poderão pedir para o indivíduo ficar em isolamento domiciliar.

Cinco barreiras

No total, Sorocaba terá cinco barreiras sanitárias para evitar o contágio pela Covid-19. A ação acontece por meio de uma força-tarefa entre as secretarias da Saúde, Segurança Urbana e a Urbes – Trânsito e Transportes.

Os pontos escolhidos pela Prefeitura de Sorocaba para a instalação das barreiras sanitárias ficam em cinco avenidas da cidade. A lista inclui a Comendador Pereira Inácio (no trevo da vida), Ipanema (na cruz de ferro), Dom Aguirre (altura do número 3.465),  São Paulo (altura do número 5.450) e Armando Pannunzio (altura do número 1.601).

Com exceção da avenida Dom Aguirre, os outros quatro pontos terão a ação em dois períodos: das 7 horas às 8h30 e das 16h30 às 19 horas. Já a Dom Aguirre terá a barreira por 12 horas, das 7 horas às 19 horas. Excepcionalmente nesta sexta-feira (22), a fiscalização teve início a partir das 14 horas na avenida Dom Aguirre.

Os trabalhos acontecerão em diferentes horários estratégicos, nos principais acessos ao município. Os bloqueios serão finalizados às 19 horas da próxima segunda-feira (25).

Planejamento

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, essa ação já estava sendo planejada para acontecer há dias, ainda mais após a intenção do Governo do Estado em adiantar o feriado de Nove de Julho para essa segunda-feira (25). A medida também vem sendo adotada em diversas cidades da região. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos