Sorocaba e Região

Prefeitura incentiva a adoção de praças, parques ou áreas

Interessado assume o compromisso de cuidar do local, com contrapartida
Prefeitura incentiva a adoção de praças, parques ou áreas
Programa contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), incentiva a adoção de espaços públicos, por meio do programa Adote uma Praça. O programa oferece a oportunidade para que toda pessoa, empresa ou instituição, possa ajudar na conservação e manutenção dos espaços públicos.

Coordenado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, o programa foi criado pela Lei Municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, regulamentado pelo Decreto nº 25.208, de 10 de outubro de 2019 e permite que cidadãos, assim como indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, ajudem o Poder Público a manter praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer da cidade em perfeitas condições de uso à população.

Ao assinar o convênio, o interessado assume o compromisso de cuidar do local. Em contrapartida, tem o direito de instalar placas de identificação da adoção do espaço, seja de um parque, praça ou uma área verde.

Leia mais  Programa 'Adote uma Praça' já tem 26 espaços públicos acolhidos na cidade

“O Adote uma Praça é um ganho para todos. Para o empresário, inclusive, também atende aos quesitos de responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida. Promove, ainda, bem-estar e torna Sorocaba linda de verdade”, afirma o secretário Antonio Prieto.

Como funciona

O interessado que adotar o espaço público, por meio de um Termo de Convênio, assume o compromisso de cuidar do espaço, mantendo limpos gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada, além de realizar o controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes.

Em troca, terá direito, se desejar, de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária (totens com propaganda); mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, pisos de material de fácil remoção, guarda-sol (ombrelones), tendas, aquecedores e demais equipamentos autorizados no projeto, além de promover eventos relacionados ao Termo de Convênio firmado, desde que previamente analisados e autorizados pela Prefeitura.

Para participar do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente, com os documentos necessários, como: cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, croquis da localização do espaço público e fotos do local, além da proposta em si.

Leia mais  Padre Giuseppe Sometti morre aos 86 anos em Itapetininga

As legislações e todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos no site da Sema ( http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/). Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail [email protected] . (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Comentários