Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura faz análise dos valores devidos às merendeiras

24 de Setembro de 2020 às 00:01

Prefeitura faz análise dos valores devidos às merendeiras Fachada do Paço Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (11/4/2017)

A Prefeitura de Sorocaba está analisando os cálculos apresentados por representantes das merendeiras que trabalharam para a empresa ERJ, que atuou na merenda escolar municipal de Sorocaba até 2015. O município tem prazo até outubro para analisar os valores apresentados.

Na manhã de ontem, um grupo de pouco mais de trinta trabalhadoras esteve no Paço Municipal para tratar da questão. Porém, na terça-feira (22), a Prefeitura de Sorocaba já tinha tratado da questão com representantes da categoria. O objetivo foi esclarecer assuntos relacionados à questão, entre os quais o pagamento de processos trabalhistas das merendeiras com a extinta empresa ERJ.

O secretário municipal de Governo, Fábio Scaglione, disse que todas as fases e determinações legais, até o efetivo pagamento, serão respeitados. Já o titular da Fazenda, Fábio Martins, informou que os setecentos cálculos apresentados pelos representantes da categoria já estão sendo analisados pelo setor responsável para que, posteriormente, possam ser homologados.

A secretária do Sindicato dos Trabalhadores em Refeições de Sorocaba e Região, Alessandra Bércio, afirma que a Prefeitura de Sorocaba está dentro do prazo para analisar os cálculos apresentados, cuja data termina entre 18 a 20 de outubro de 2020.

Por decisão judicial, já com trânsito em julgado, ou seja, sem a possibilidade de recurso, a Prefeitura de Sorocaba deverá realizar o pagamento de dívidas trabalhistas das merendeiras que trabalharam para a ERJ. A decisão da Justiça do Trabalho faz parte de uma ação coletiva protocolada em 2016. (Da Redação)