Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura esclarece quais atividades podem funcionar em Sorocaba

21 de Abril de 2020 às 12:18

A grande maioria do comércio segue fechada após a prorrogação da quarentena. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (1/4/2020)

Atualizada às 12h31 - A Prefeitura de Sorocaba manteve as medidas de quarentena como forma de achatar a curva de contágio pelo novo coronavírus. Para tentar sanar dúvidas da população, a administração municipal publicou uma lista de atividades que podem ou não funcionar na cidade, bem como quais as restrições em relação às normas de segurança e higiene, para funcionários e clientes.

A tabela foi publicada na noite de segunda-feira (20), na página da Prefeitura no Facebook e viralizou rapidamente em grupo de mensagens instantâneas. A prefeitura ressalta que a divulgação das atividades permitidas não significa uma flexibilização tampouco afrouxamento das medidas de isolamento social, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A administração municipal afirma que a lista se trata de uma compilação de atividades que já estavam prevista conforme decretos em vigência, do município e do governo estadual, e visa dar mais “facilitar e tornar mais objetiva a informação às pessoas”.

O material, segundo a prefeitura, foi criado com intuito de esclarecer as uma das principais dúvidas apontadas pelos munícipes nos canais de contato da Prefeitura, como o 156, e que foram esclarecidas pela Secretaria Jurídica a partir do conteúdo dos decretos já editados desde o início da quarentena. “Além de buscar essa objetividade na resposta àquilo que pode estar funcionando neste período, o material reforça também as condições de operação desses estabelecimentos que podem funcionar desde que observadas algumas restrições, como sistemas e regramentos para o atendimento ao público, por exemplo”, afirma o Executivo, por meio de nota.

Entre as poucas atividades que mereceram apontamentos recentes de parte do Executivo municipal estão as óticas, barbeiros/salão de beleza, escritórios de advocacia, contabilidade e seguradoras - que devem obedecer regras como agendamento de horários e atendimento individualizado, sem porta aberta, e as lojas de tecidos e aviamentos, estas últimas, por conta da possibilidade de acesso ao material para a confecção de máscaras caseiras pela própria população. Os lava-rápidos também foram liberados, mas devem fazer o sistema "leva-e-traz" ou o atendimento individualizado.

As atividades permitidas pela Prefeitura de Sorocaba estão em consonância com a quarentena determinada por decreto estadual, do governador João Doria (PSDB), que foi prorrogado até o dia 10 de maio. Essa já é a segunda prorrogação da quarentena que teve início no dia 24 de março nos 645 municípios do estado. De acordo como o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a decisão do grupo de 15 especialistas em medicina e ciência foi unânime pela prorrogação da quarentena.

A Prefeitura de Sorocaba deve publicar nesta quarta-feira (22) um novo decreto com regras de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. O decreto em vigor, que reconhece estado de calamidade pública determina o fechamento de todo o tipo de comércio em Sorocaba, foi assinado em 21 de março e prorrogado em 7 de abril, e vence nesta quarta-feira. A prefeitura admitiu que um novo decreto deve ser publicado nesta quarta, mas não antecipou o seu teor.

Confira: