Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura entrega praça revitalizada e novo totem em Sorocaba

01 de Dezembro de 2019 às 00:01

Prefeitura entrega praça revitalizada e novo totem O novo totem foi escolhido pela população através de enquete realizada pela internet. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura

Antes mesmo de sua inauguração oficial, na manhã de ontem (30), o novo totem da cidade já foi adotado pela população sorocabana. Adultos, jovens, crianças e idosos fizeram questão de tirar fotos e selfies ao lado do mais novo símbolo de Sorocaba, que foi entregue à população junto com a revitalização da praça Coronel Fernando Prestes. A solenidade, que oficiou o presente ao município, contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho, do ex-prefeito Renato Amary e de outras autoridades.

Com a revitalização, a praça recebeu novos canteiros em torno das árvores, enquanto outros pontos ganharam vasos com plantas ornamentais e bancos; alguns deles foram reformados e com os outros instalados totalizam, agora, 30. As equipes das Secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Meio Ambiente (Sema) também revisaram a iluminação da praça, realizaram a poda de árvores e a pintura do pergolado.

Já o novo totem, escolhido pela população através de enquete realizada pela internet, ganhou espaço privilegiado, em frente à pérgula. Com 13,4 metros de extensão e 2,10 metros de altura, ele tem a segunda letra “O” em formato de coração e foi custeado pelo empresariado local, atendendo a um chamamento público feito pela Prefeitura. Sorocaba deverá receber outros seis totens em pontos estratégicos da cidade.

Secretários, vereadores, empresários, servidores municipais, além do pároco da Catedral Metropolitana de Sorocaba, o padre Tadeu Rocha Moraes, e do presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, prestigiaram o evento.

Reze destacou a importância da revitalização da praça central como forma de resgatar a identidade sorocabana num local “bonito, agradável e acolhedor”. Fatores que, segundo ele, “valorizam o comércio e as empresas instaladas nessa importante região da nossa cidade”.

O vereador Hudson Pessini, que representou o Legislativo Sorocabano, compartilhou das mesmas palavras citadas pelo empresário e lembrou da reforma pela qual a praça Coronel Fernando Prestes passou em 2003, durante a gestão do ex-prefeito Renato Amary. Obra que, de acordo com o parlamentar, foi fundamental para alavancar os investimentos na região central.

Já a prefeita Jaqueline Coutinho, cujos pais Geraldo Barcelos Coutinho e Neide Andrade Barcelos Coutinho também participaram da solenidade, fez um discurso marcado pela emoção em diversos momentos. “Antes de começar a comentar sobre este evento, eu gostaria que vocês olhassem ao redor, que prestassem atenção a este espaço. Tenho certeza de que ele faz parte da memória de muitos de vocês. Faz parte da saudade de vocês”, disse. Conforme ela, a ideia foi oferecer aos sorocabanos um estímulo ao reencontro com seu orgulho e a sensação de pertencimento.

Homenagem a ex-prefeito

Prefeitura entrega praça revitalizada e novo totem Durante a solenidade, a prefeita Jaqueline Coutinho fez uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado federal Renato Amary. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura

Durante a solenidade, Jaqueline Coutinho fez uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado federal Renato Amary, responsável pelas obras de revitalização da praça Coronel Fernando Prestes, há 16 anos. Jaqueline entregou o brasão da cidade ao ex-prefeito com uma placa com dizeres de reconhecimento por sua colaboração para com o desenvolvimento do município. Lembrou dos impactos positivos na cidade diante da modernização da praça, naquela época. A prefeita não conteve a emoção ao relembrar de como conheceu Amary, responsável pela sua inclusão na vida política. “Só entrei porque ele me convidou. Porque meu pai sempre falou da figura desse homem como político e empresário”, disse. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos