Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura diz que serviços de saúde funcionam normalmente nesta sexta (14)

14 de Junho de 2019 às 11:01

Unidades de urgência e emergência atendem normalmente. Foto: Emídio Marques

 

Atualizada às 14h47

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) afirma que todos os serviços do município estão funcionando nesta sexta-feira (14). De acordo com a SES, caso algum paciente não consiga comparecer à consulta agendada devido à ausência de ônibus do transporte público, o atendimento será reagendado sem prejuízos ao cidadão. Para isso, os pacientes deverão comparecer à unidade onde o agendamento ocorreria.

A pasta afirma que ocorreram apenas algumas faltas pontuais de funcionários que dependem do transporte público e moram em outras cidades, mas não acarretou em desassistência à população. Segundo relatos, na UBSs Carandá, por exemplo, um médico não teria conseguido comparecer por ter ficado preso em São Paulo devido a greve, que ocorre também na capital.

A administração da Policlínica informou que ao final do dia deve ter um balanço de falta de pacientes, que foi menor que o esperado. Ainda segundo a administração, nenhum funcionário faltou e no caso dos pacientes que por falta de transporte não chegaram ao local, será estudado se o reagendamento será prioritário.

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e os Pronto Atendimentos (PA’s) estão em atendimento. A UBS e Pronto-Atendimento do Parque Laranjeiras funcionam normalmente na manhã desta sexta-feira. "Tiveram algumas faltas em consultas, mas nada fora do normal. As pessoas são referenciadas em UBSs próximas da residência, então a locomoção não é problema", explicou uma funcionária da unidade.

Após duas horas de espera, Alessandra Fernandes Arruda, 36, e o marido, Valdecir Pereira, 42, deixaram o PA Laranjeiras com a filha Ana Júlia Arruda, 13, já medicada. Com sintomas de gripe, a menina foi atendida normalmente na unidade. Alessandra conta que eles não tiveram problemas para ir até o PA porque possuem veículo próprio. "Eu trabalho até de madrugada como cuidadora e meu marido me buscou. Ele entra às 13h e vai de carro", contou. Valdecir afirma que a greve tem uma causa justa, "mas infelizmente causa transtornos". Ele é operador de máquinas.

Serviços

De acordo com a SES, a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” que dispõe de 42 especialidades médicas para atender a população, está realizando todas as consultas agendadas e os programas de pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), prestam a assistência normalmente.

Para os casos de urgência e emergência, Sorocaba permanece normal com as seguintes unidades que funcionam 24 horas: as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste; o Pronto Atendimentos (PA) Laranjeiras e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Éden. Os PAs São Guilherme e Brigadeiro Tobias funcionam todos os dias das 19h às 7h e também estarão normalizados nesta sexta-feira. O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também está normal.

O SAME (Serviço de Assistência Municipal Especializada)/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), local onde a população pode se testar para identificar as infecções sexualmente transmissíveis e iniciar o tratamento, funciona normalmente. Os oito CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) situados na cidade não estão afetados e estão à disposição de seus usuários. Os Ônibus Azul e Rosa distribuíram senhas de atendimentos nesta sexta-feira (14) e realizam as consultas à população.

Educação

A Secretaria de Educação (Sedu) informa que das 160 unidades de ensino da rede pública municipal apenas duas - CEIs -, 22 e 59 - não estavam funcionando pela manhã, mas foram abertas e passaram a funcionar normalmente a partir do início da tarde . Todas as demais 158 já estavam abertas e em funcionamento normal. Quanto ao fornecimento de merenda, a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) informa que o serviço está normal.

Casas do Cidadão

A Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid) informa que todas as unidades das Casas do Cidadão funcionam normalmente, inclusive sem o registro de filas nesta manhã.

Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que todos os serviços prestados pela autarquia funcionam normalmente, incluindo atendimentos externos e em suas unidades de atendimento à população.

Coleta de Lixo

A Secretaria de Saneamento (Sesan) informa que a coleta de resíduos sólidos residenciais e industriais, assim como serviços de varrição de ruas e praças, foram afetados pela greve, com exceção do serviço de varrição das ruas onde foram realizadas feiras livres, que ocorreu dentro a normalidade. Todos os veículos estavam parados na garagem da CSA. A Sesan pede à população que mantenha sob sua guarda o lixo desse dia, colocando-o nos contentores no próximo dia de coleta regular. A pasta informa ainda que toda a coleta deverá ser regularizada até a próximas segunda-feira.

Urbes

A Urbes - Trânsito e Transportes informa que todos os atendimentos prestados pela empresa funcionam normalmente, incluindo as unidades localizadas no bairro Campolim e da rua Chile, na zona leste, assim como a central de atendimento nas Casas do Cidadão. (Com informações de Secom Sorocaba)