Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura desiste de parar indústrias não essenciais em Sorocaba

02 de Abril de 2021 às 01:17

Prefeitura desiste de parar indústrias não essenciais em Sorocaba Ao menos por enquanto, industrias continuam funcionando. Crédito da foto: Arquivo jornal Cruzeiro do Sul (29/8/2014)

A Prefeitura de Sorocaba desistiu, ao menos por enquanto, do fechamento parcial e temporário das indústrias de itens não essenciais da cidade, como forma de diminuição da circulação de pessoas e disseminação da nova cepa do coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom).

A medida, neste momento descartada, chegou a ser anunciada na quarta-feira (31), durante coletiva de imprensa na Prefeitura de Sorocaba, para informar ações de enfrentamento da nova variante do coronavírus identificada na cidade, que é semelhante à cepa da África do Sul.

De acordo com a Secom, em princípio nada muda com relação aos decretos já editadas pelo Executivo e que promoveram a antecipação de feriados na cidade até a terça-feira (6). A medida em vigor traz uma série de restrições que afetam o comércio e o setor de serviços -- por exemplo, as agências bancárias.

Para tratar da questão, segundo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), uma reunião foi realizada na data. Participaram membros do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e de secretarias municipais, incluindo a de Trabalho e Renda. A definição sobre quais setores deverão ter as atividades paralisadas deveria ser anunciada até esta quinta-feira (1º), o que não ocorreu.

Nova variante

O fechamento parcial das indústrias foi cogitado após a identificação da uma variante do coronavírus parecida com a cepa da África do Sul. Os primeiros dados foram revelados pelo Governo do Estado de São Paulo. “Não é uma variante nova, mas ela é nova no Brasil”, afirmou o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes.

Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que na terça-feira (30) foi concluída a análise laboratorial de material genético colhido pelo instituto e universidades que estão realizando as pesquisas em torno do tema. “É uma variante assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico de viagem e de contato com viajante da África do Sul”, afirmou.

A vítima é uma mulher de 34 anos que mora no bairro Parque das Paineiras, na zona norte de Sorocaba. Ela se recupera bem. Duas pessoas da mesma residência também restaram positivo para o novo coronavírus. É a sexta variante do coronavírus identificada em Sorocaba. (Da Redação, com informações da Secom de Sorocaba)