Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Votorantim vai custear funcionamento da UPA do Jataí

03 de Maio de 2019 às 23:16

Reforma da UPA do Jataí vai usar recursos da Prefeitura Prédio foi concluído em 2014 e nunca foi usado pela saúde. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A Prefeitura de Votorantim afirma que a operação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jataí será custeada com orçamento próprio, obtido por meio de uma reestruturação interna. O município anunciou, no último dia 26, que a unidade será reformada a partir de 15 deste mês e a previsão é de que entre em funcionamento em 180 dias após o começo das obras. A UPA do Jataí e outra do Jardim Paulista foram concluídas em 2014, com incentivos federais, mas nunca chegaram a iniciar os atendimentos, pois a administração pública alegava falta de recursos para arcar com os custos operacionais das unidades. A Prefeitura não informou o motivo pelo qual uma “reestruturação interna”, não foi realizada antes.

[irp posts="112243" ]

 

Com a falta de funcionamento, os prédios acabaram deteriorados pela ação do tempo e de vândalos. Assim, o espaço para passará por uma reforma, que custará aproximadamente R$ 1 milhão. Segundo a Prefeitura, o valor será pago pela Brio Engenharia, em uma contrapartida da empresa que irá realizar um empreendimento na cidade. Ainda segundo o município, a aquisição dos equipamentos e móveis para a UPA será feita por meio de verbas do governo federal e emendas parlamentares.

A Prefeitura ainda não detalhou como será realizado o atendimento no local e a composição do quadro de funcionários, afirmando apenas que “a gestão será feita conforme preconiza o Ministério da Saúde e a contratação, ou não, será analisada”. Sobre a destinação do prédio do Jardim Paulista, diz que abrigará uma unidade de saúde cuja definição será feita em breve. (Da Redação)