Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Votorantim prepara ginásio para receber pessoas em situação de rua

23 de Março de 2020 às 16:26

Prefeitura de Votorantim prepara ginásio para receber pessoas em situação de rua Ginásio Willian de Souza Ferreira, no bairro Mirante dos Óvnis, em Votorantim. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/12/2016)

A Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Cidadania e da Saúde, inicia nesta semana os preparativos para criar um abrigo emergencial às pessoas em situação de rua na cidade, em razão da pandemia do novo coronavírus. O centro de acolhimento será montado no ginásio Mirante dos Óvnis, na Vila Domingues, onde, além de ser feita uma triagem nos quadros de saúde, serão oferecidos banhos, trocas de roupa, alimentação e pernoite.

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, reforça que, durante o acolhimento às pessoas, uma equipe da Secretaria da Saúde realizará triagens para verificar se há a suspeita do quadro de coronavírus e, então, será feito o encaminhamento necessário. "Precisamos fornecer todo o amparo, com atenção e humanidade. Esta medida, além de salvar vidas, também auxilia na contenção do vírus. Nossa quarentena exige isso", explicou.

Conforme destaca a secretária de Cidadania, Luciane Conegero, a Casa de Passagem "Dr. Josmar Mariano da Silva" ficará fechada para o primeiro acolhimento, já que esse atendimento será realizado no ginásio. No entanto, caso sejam detectados quadros suspeitos de coronavírus, o morador em situação de rua será transferido para a Casa de Passagem. "Como estamos em quarentena, o objetivo é para que eles permaneçam o dia todo nos locais, mas não existe nenhuma determinação que os obrigue a ficar", ressaltou Conegero.

Além disso, a secretária explicou que as assistentes sociais e equipes da saúde realizarão as abordagens em pessoas em situação de rua para promover uma sensibilização, explicando os riscos de permanecerem nas ruas neste momento. "A abordagem será em conjunto para esclarecer a importância de ser feita a quarentena e as consequências que o vírus pode trazer a cada um", acrescentou.