Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba vai doar 800 mudas de árvores em sistema drive-thru

20 de Setembro de 2020 às 21:34

População quer mais árvores em Sorocaba A iniciativa ajudará na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (8/6/2016)

Como parte da programação especial do Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba vai realizar na próxima semana, de 23 a 25 de setembro, das 10h às 13h, a doação de 800 mudas de árvores por dia, em sistema drive-thru. As mudas poderão ser retiradas no estacionamento do Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista. Cada veículo que passar pelo local poderá levar até três exemplares.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão doadas mudas de ipê-branco, ipê-roxo-sete-folhas e aroeira-pimenteira. No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade. As equipes fornecerão ainda informações sobre as características de cada espécie, épocas de floração e a altura máxima que cada uma atinge. Os moradores receberão orientações sobre a maneira correta de se fazer o plantio.

Benefícios

As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos. Elas também reduzem a circulação do vento, absorvem ruídos, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores. Em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto da cidade.

A ação ambiental visa estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município. A iniciativa ajudará na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. A data faz parte do calendário oficial de eventos de Sorocaba, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)