Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba prioriza limpeza de áreas públicas

04 de Julho de 2020 às 00:03
Ana Claudia Martins [email protected]

Ações miram eliminar criadouros do mosquito da dengue e de escorpiões. Crédito da foto: Divulgação /  Secom

A limpeza em áreas públicas tem sido o foco da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) para diminuir o número de criadouros do mosquito da dengue, além de promover a melhoria dos aspectos urbanísticos e evitar outros problemas como o aparecimento de escorpiões.

Segundo a Serpo, entre janeiro e maio foram recolhidos 3.419 m³ de entulhos descartados irregularmente em 39 áreas públicas. A secretaria informa que sua zeladoria retirou, na última semana de junho, mais de 400 m³ de restos de materiais de construção e inservíveis descartados irregularmente em áreas públicas.

Terrenos situados nos bairros Nova Sorocaba, Cajuru do Sul, Paineiras, Golden Park e Vila Haro tiveram entulho recolhido. As equipes de limpeza da Serpo retiraram 60 m³ da rua Guaratinguetá, no bairro Nova Sorocaba, e 72 m³ na estrada dos Carvalhos, no Cajuru do Sul.

Além disso, em uma única área pública na rua Deodaria Alves da Silva, no Paineiras, foram retirados mais 72 m³ de material. A maior quantidade de resíduos inertes descartados de forma irregular foi retirada no Golden Park, em uma área pública localizada na rua Professora Maria Augusta de Macedo. De lá saíram 180 m³ de resíduos. Na Vila Haro, na esquina da rua Pindorama com a Jorge Caracante, foram retirados mais 18 m³ de sujeira.

No fim de maio, a Serpo retirou 180 m³ de restos de materiais de construção e de diversos tipos de inservíveis de áreas públicas do Jardim Ipiranga e do Jardim Guaíba. A equipe de limpeza de áreas públicas recolheu 120 m³ de entulho descartados irregularmente em terreno na esquina da rua Professor Joaquim Monteiro de Carvalho com a rua Pedro Raimundo de Freitas. Além dos resíduos inertes, foram retirados sofás e diversos materiais com potencial de criadouro do mosquito da dengue.

Outra área pública limpa fica na rua Alcebíades Rodrigues Vaz, no Jardim Guaíba. De lá, foram retirados 60 m³ de restos de construção e de sujeira. Também em maio mais de 530 m³ de entulhos descartados irregularmente foram retirados nos bairros Iguatemi, Parque São Bento e Vila Zacarias.

A fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) alerta que aquele que comete este tipo de infração pode ser multado, se pego em flagrante, em até R$ 582,13 por m³ de lixo/entulho descartado irregularmente. Sorocaba conta com uma área licenciada para receber este tipo de material, o aterro de inertes, na avenida General Motors, nº 200.

Neste local, qualquer cidadão pode descartar gratuitamente ate 1 m³ de entulho, o que equivale a cinco carrinhos de mão. Denúncias ou solicitações de serviços podem ser feitas à Ouvidoria, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via WhatsApp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156. (Ana Cláudia Martins)