Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba pede fim de restrição

02 de Fevereiro de 2021 às 00:04

Crédito da foto: Fernando Rezende (25/01/2021)

A Prefeitura de Sorocaba enviou ontem ofício ao Governo do Estado de São Paulo solicitando que seja revogada a fase vermelha do Plano SP aos finais de semana e feriados em toda a região.

A iniciativa busca atender as cidades representadas pela Comissão Especial da Região Metropolitana, liderada por Sorocaba, ao lado de outros 15 municípios: Araçariguama, Alambari, Piedade, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Tapiraí, Votorantim, Iperó, Tietê, Salto de Pirapora, São Roque, Ibiúna, Salto, Cesário Lange e Boituva.

O ofício, com relatórios epidemiológicos anexados, foi entregue pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, demonstrando as condições técnicas necessárias para que Sorocaba e região não precisem se manter na fase vermelha durante os fins de semana e feriados.

Força-tarefa em Votorantim

O primeiro mutirão do Projeto da Defensoria Pública da União (DPU Emergencial) teve início ontem em parceria com a Prefeitura de Votorantim. O município está disponibilizando espaço, álcool gel e apoio logístico para atender os profissionais e a população. Uma força-tarefa, com mobilização nacional de defensoras e defensores, servidores e colaboradores, atende às milhares de demandas relacionadas ao Auxílio Emergencial prestando assistência jurídica integral e gratuita. O atendimento prossegue até 12 de fevereiro, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro. Para evitar aglomeração, cumprir as medidas sanitárias e prevenir o contágio da Covid-19, somente estão sendo atendidas as pessoas previamente agendadas. O agendamento pode ser feito pelo link siage.dpu.def.br/cidadao/cidadão_agendamento/90900.

Importunação sexual

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu início ontem ao processo que pode resultar na cassação do deputado Fernando Cury (Cidadania) por importunação sexual. Em dezembro, o parlamentar foi flagrado pelas câmeras da Assembleia colocando a mão na lateral dos seios da deputada Isa Penna (Psol). Cury recebeu na data uma notificação da presidente do Conselho, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), e tem até cinco dias corridos para apresentar sua defesa no caso. Em nota enviada por sua assessoria, o deputado disse que irá cumprir os prazos e trâmites previstos no regimento da Casa. A primeira reunião do conselho está marcada para amanhã, às 11h.

Casa Nova Sorocaba

Inicialmente previsto para ser lançado em 26 de janeiro, o projeto Casa Nova Sorocaba será lançado hoje, às 15h. O programa, um dos motes da campanha eleitoral de Rodrigo Manga, ocorrerá no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A ideia é construir unidades habitacionais em áreas públicas, das quais algumas unidades seriam dedicadas para pessoas que não possuem moradia e que residem em Sorocaba.

Mudança

A Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização, que integrava a estrutura administrativa da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi remanejada para a estrutura administrativa da Secretaria de Serviços Públicos e Obras. Como justificativa, Rodrigo Manga alegou a necessidade de adequar a estrutura administrativa. O decreto que trata da situação foi publicado ontem.