Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba fecha às vésperas do Natal

18 de Dezembro de 2019 às 00:01

Prefeitura fecha às vésperas do Natal No Natal não haverá coleta onde os caminhões passam às segundas, quartas e sextas. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A prefeita Jaqueline Coutinho determinou que os dias 23 e 24, 30 e 31 de dezembro sejam computados enquanto ponto facultativo no calendário funcional da Prefeitura de Sorocaba.

A partir disso, os servidores públicos que atuam no Paço Municipal, escolas e creches; Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias descentralizadas, Procon e outros setores que atendem ao cidadão fora da Prefeitura param na tarde/noite das sextas-feiras 20 e 27 para retomar o funcionamento nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2020, respectivamente.

De acordo com o titular da pasta de Recursos Humanos, José Carlos Cuervo Junior, a decisão pelo ponto facultativo se deu, principalmente, pelo aspecto da economia. Mesmo sem mensurar, Cuervo Junior garante que a parada nos serviços administrativos vai se traduzir em economia para a municipalidade.

A Prefeitura deixará de gastar com consumo de água; energia elétrica, de combustível e alimentação, por exemplo. “Não obstante, também a questão da efetividade no atendimento e na resolução de muita coisa fica comprometida, já que a Câmara Municipal, assim como o Judiciário, estão em recesso”, explicou comentando sobre ações e processos que dependem destes órgãos e que não avançam diante do período em que permanecem inoperantes.

A situação do atendimento daqueles serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e atendimento em urgência e emergência em saúde, não sofrem qualquer alteração no período dos facultativos.

Assim, além do funcionamento habitual dos finais de semana, segunda (23), terça-feira (24) e o próprio dia de Natal (25) contam com o atendimento à população normal, considerando-se a natureza dos serviços prestados.

A coleta de lixo cumpre agenda regular nos bairros da cidade, as unidades de Pronto Atendimento (PA°s), Pré-hospitalares (UPH) zonas Norte, Leste e Oeste e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden ficam de portas abertas.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Urbes Trânsito e Transportes funcionam em esquema de plantão atendendo, por exemplo, casos de vazamentos de qualquer natureza, desde que em vias (do muro das residências para dentro, a responsabilidade é do morador), ou situações de trânsito e tráfego. O acesso é realizado pelos telefones 0800-770-1195, do Saae, e 118, da Urbes.

Lixo no lixo

Apesar de a maioria dos bairros contar com a conteinerização na coleta de lixo, é importante que o cidadão coopere no que diz respeito ao acondicionamento de lixo no pós festa. Nos dias em que sucedem ao Natal e Ano Novo, geralmente, a produção de material orgânico aumenta muito e, se não embalado devidamente, ou se for colocado em contêineres cheios, cujas tampas não possam ser fechadas, pode atrair cães e gatos. No Natal e no Ano Novo não haverá coleta nas localidades por onde os caminhões passam às segundas, quartas e sextas-feiras. (Da Redação)