Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parte do comércio de Sorocaba reabre em 1º de junho com 20% da capacidade

27 de Maio de 2020 às 16:50

Coletiva de imprensa sobre o novo coronavírus em Sorocaba A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (centro), durante coletiva sobre o novo coronavírus na cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério (27/5/2020)

Atualizada às 18h46

Parte do comércio de Sorocaba será reaberto em 1º de junho. A informação foi confirmada pela prefeita Jaqueline Coutinho, nesta quarta-feira (27), durante coletiva no Paço Municipal.

Antes, a Prefeitura de Sorocaba fará um estudo para tentar flexibilizar ainda mais a reabertura de setores da economia. O objetivo é tentar migrar da zona 2 para a 3, estipuladas pelo governo do estado de São Paulo.

Atualmente, o Estado permitiu a reabertura de 20% da capacidade de shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios em geral e atividades imobiliárias. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a ideia é levantar dados mais recentes e tentar colocar o município na zona 3. Nela, esses locais teriam permissão de 40% de funcionamento.

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/251706562735119/

Esse relatório será feito até ao meio-dia de quinta-feira (28), segundo a Prefeitura de Sorocaba. "Vamos fazer a reavaliação desses indicadores com a realidade de Sorocaba."

Plano São Paulo

O Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus foi apresentado nesta quarta-feira (27) pelo governador João Doria. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do Estado vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva.

Essa definições serão determinadas segundo critérios médicos e epidemiológicos. O objetivo é que o sistema de saúde continue em pleno funcionamento.

As normas do Estado autorizam prefeitos de cidades a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores segundo as características dos cenários locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no Plano São Paulo.

Cinco fases

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). A região de Sorocaba está na área laranja.

O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população. Também visa garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

[irp posts="255111" ]

 

A escala será aplicada a 17 regiões distintas do território paulista, de acordo com a abrangência dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. São os DRSs que determinam a capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos