Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba discute revitalização da área central

29 de Agosto de 2019 às 14:11

Prefeitura de Sorocaba discute revitalização da área central A prefeita Jaqueline Coutinho, ao lado de Luiz Alberto Fioravante e Fábio Martins. Crédito da foto: Fernando Abreu (29/8/2019)

A revitalização da área central foi foco de uma reunião na Prefeitura de Sorocaba. O objetivo foi apresentar à prefeita Jaqueline Coutinho os detalhes do projeto.

Em fase inicial, a iniciativa visa propor ações integradas. Elas devem proporcionar a recuperação, a revitalização e a interrupção do processo de degradação da área central.

O plano é realizar intervenções no espaço construído para as funções pertinentes. Ao mesmo tempo, através de parcerias, elaborar propostas que melhorem as condições urbanas na área central.

A Prefeitura de Sorocaba visa recuperar áreas degradadas e melhorar a qualidade ambiental. Também objetiva alavancar a economia da região e promover tanto a inclusão social quanto a melhoria da mobilidade no Centro.

O projeto de Planejamento da Área Central de Sorocaba está inserido no processo de Planejamento Urbano do município. Ele é baseado na Lei Municipal 11.022/2014. O texto define normas urbanísticas que devem incentivar a manutenção da diversidade de usos. A ideia é estimular a permanência e ampliação dos usos residenciais verticalizados.

Ampliação das calçadas

Os detalhes do projeto de ampliação temporária das calçadas da rua da Penha também foram apresentados à prefeita. Essa ideia foi implementada em fevereiro deste ano e durou um mês.

O projeto teve como objetivo dar mais mobilidade aos pedestres. Na ocasião, foram colocados cones delimitando a passagem dos pedestres na via. Isso foi feito para proporcionar mais espaço a quem transita a pé pelo local.

A intervenção ocorreu no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires. O trabalho foi desenvolvido em um total de 255 metros de extensão.

Urbes prepara projeto para alargar calçadas Fase de teste na rua da Penha ocorreu entre fevereiro e março. Crédito da foto: Emidio Marques (19/2/2019)

Pesquisa

Segundo a Prefeitura, equipes da Educação para o Trânsito da Urbes realizaram pesquisas no local. O objetivo era analisar a satisfação de quem utiliza o espaço.

Alguns dos dados colhidos revelam que 70,6% gostariam que fosse permanente e 55,9% gostou do novo desenho da rua. No primeiro dia da ação, a pesquisa revelou que durante uma hora, a contagem de pedestres que passou pelo trecho foi de aproximadamente 2 mil pessoas.

Outra informação importante obtida em pesquisa reforça a importância do projeto. Cerca de 60% das pessoas que circulam a pé pelo Centro chegaram até o local de transporte coletivo.

A prefeita de Sorocaba destacou a importância de se aprofundar as discussões e estudos em torno do assunto. Novas reuniões envolvendo os técnicos e representantes de entidades ligadas aos setores do comércio e população em geral deverão ser realizadas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)