Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba contrata serviço de ambulância para a pandemia

30 de Abril de 2020 às 00:01

Prefeitura contrata serviço de ambulância para a pandemia
Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (27/5/2019)

A Secretaria de Municipal de Saúde (SES) de Sorocaba contratou, por meio de dispensa de licitação, uma empresa especializada na prestação de serviços de ambulância para o atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. O contrato com a Associação dos Profissionais de Resgate e Emergências Médicas (Apremed) terá duração de 90 dias e custará R$ 1.125.000 aos cofres públicos. O atendimento foi iniciado nesta quarta-feira (29).

Segundo informou a SES, além das unidades contratadas, a cidade tem à disposição 18 ambulâncias de simples remoção, duas unidades próprias e outras 16 alugadas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conta com seis veículos. Com o crescimento no número de infectados da Covid-19 em Sorocaba, desde 30 de março, a pasta destinou oito veículos especificamente para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.

Conforme divulgado pelo Poder Executivo, a empresa contratada ficará responsável por fornecer duas ambulâncias de suporte avançado (UTI Móvel) para o transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares, ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, com equipe -- um motorista, um médico e um enfermeiro --, insumos e equipamentos.

Dentre as especificações impostas pela pasta estão a necessidade de o veículo estar equipado com rádio comunicador ou linha telefônica, além de possuir equipamentos médicos como maca, suporte de soro, rede de oxigênio e medicamentos. Quanto à execução do contrato, a Apremed deverá disponibilizar o serviço 24 horas por dia, sete dias da semana.

Ainda de acordo com a SES as duas ambulâncias locadas atenderão todas as regiões de Sorocaba A pasta ressaltou que os veículos que estão sendo utilizados no transporte de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 passam por um processo de higienização pré e pós atendimento dos usuários do sistema de saúde.

O contrato de prestação de serviço entre a Apremed e a Prefeitura de Sorocaba foi assinado na última sexta-feira, dia 24, porém, os documentos referentes a CPL 222/2020 só foram disponibilizados no Portal da Transparência na terça-feira, dia 28. A municipalidade foi questionada sobre prazo entre a assinatura e a divulgação, mas não respondeu até fechamento desta edição. (Wesley Gonsalves)