Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura autoriza uso de vagas para drive-thru em frente de estabelecimentos comerciais

17 de Março de 2021 às 20:46

Medidas constam no Decreto nº 26.143, assinado pelo prefeito Rodrigo Manga na tarde desta quarta-feira (17). Crédito da foto: Secom/Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quarta-feira (17) que autoriza o uso de vagas de estacionamento, em frente aos estabelecimentos comerciais, de todas as regiões da cidade, como pontos de drive-thru para a entrega de mercadorias e produtos aos clientes. Além disso, os donos de estabelecimentos comerciais do Centro, e de outras regiões, também serão autorizados a fazer convênio com estacionamentos privados, com a finalidade de usá-los como pontos de drive-thru para que consumidores possam retirar produtos e mercadorias.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva à imprensa, no pátio do Paço Municipal, pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Ele disse que a medida atende pedido dos próprios comerciantes, por conta do início da fase emergencial do Plano São Paulo, que é mais restritiva que a vermelha, e que proibiu a retirada de produtos e mercadorias pelos clientes nas portas das lojas e comércio em geral, sendo permitido somente atendimento por delivery e drive-thru.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, as novas medidas de incentivo ao comércio local durante a fase emergencial, por conta da pandemia da Covid-19, serão válidas até o próximo dia 30 de março. Um decreto assinado por Manga a respeito foi publicado na edição desta quarta, do Jornal do Município, e as novas medidas passam a valer já nesta quinta-feira (18).

Segundo o decreto municipal, os donos de estabelecimentos comerciais interessados em transformar as vagas de estacionamento, em frente as suas lojas, deverão pedir autorização, por e-mail, para a Urbes - Trânsito e Transporte: pelo endereço: [email protected]. O pedido deve conter dados e informações técnicas que justifiquem o uso da vaga e será analisado por técnicos da Semob.

“Algumas cidades do País já fizeram isso, então, existe uma formalização para isso, e comerciante que deseja transformar a frente de seu estabelecimento ou loja em ponto de drive-thru, tem que enviar a solicitação para Urbes por e-mail, bem como os comerciantes que desejam fazer convênio com estacionamentos particulares”, afirma Manga. O prefeito disse ainda que as parcerias firmadas com os estacionamentos privados devem ser feita mediante acordo entre as partes.

Compra de vacinas e mudança no atendimento das UBSs

O prefeito Rodrigo Manga também fez anúncios na área da Saúde, por conta da pandemia da Covid-19. Manga disse ainda que a Prefeitura de Sorocaba irá lançar, em breve, um projeto de parceria público-privada (PPP), para a compra de vacinas não somente pelo Poder Público, mas também por pessoas físicas e jurídicas (empresas).

Manga destacou que o projeto já está em fase final de elaboração e que ele será lançado nos próximos dias. O prefeito citou ainda que a proposta já recebeu apoio e conta com a participação da Loja Maçônica Perseverança III (PIII), do jornal Cruzeiro do Sul, e da rádio Cruzeiro FM 92,3. As três entidades já tinham lançado no último dia 14 deste mês, uma campanha de apoio à tal iniciativa para que a prefeitura possa acelerar a compra desses imunizantes.

Segundo o prefeito, o objetivo da campanha é vacinar em massa a população de Sorocaba, e que a proposta da Prefeitura de Sorocaba, em conjunto com as entidades, e com a iniciativa privada, está de acordo com decreto do governo federal, que permite tais ações.

“Nós estamos fazendo pedido para comprar vacinas de todos os institutos que estão em fase de aprovação de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. E, independente de qual for a vacina, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vamos colocar toda a nossa força para comprar as vacinas e vacinar a população de Sorocaba em massa”, disse Manga.

O prefeito informou ainda que a Prefeitura de Sorocaba está enviando e-mail para todos os laboratórios e que já assinou protocolo de intenção de compra de vacinas com três laboratórios: 300 mil doses da Novavax, 100 mil da Sinovac, e mais 100 mil da Covivac. “Estamos também conversando por e-mail com outros laboratórios para que possamos comprar vacinas o mais rapidamente possível. Fizemos também pedido de 300 mil doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, e estamos no aguardo”, afirma Manga.

A proposta do prefeito vai ao encontro da campanha lançada pela Loja Maçônica Perseverança III (PIII), o jornal Cruzeiro do Sul, e a rádio Cruzeiro FM 92,3, que também apoia e busca a vacinação de todos os moradores da cidade. A ideia é unir forças para que Sorocaba saia da pandemia o mais rapidamente possível. Essas três entidades entendem que tal campanha pode e deve estender-se a todos aqueles que possam colaborar para que isso aconteça.

UBSs com atendimento exclusivo para Covid

O prefeito Rodrigo Manga também disse que a Prefeitura de Sorocaba pretende anunciar mudanças no atual sistema de atendimento das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, por conta do agravamento da pandemia. Segundo ele, caso seja necessário, algumas UBSs passarão a atender, nos próximos dias, exclusivamente pacientes Covid, e outras somente com os outros tipos de atendimentos já oferecidos para a população.

Manga disse ainda que as mudanças nas UBSs e em quais delas haverá atendimento exclusivo para pacientes Covid serão anunciadas ainda nesta semana ou na próxima segunda-feira (22). (Da Redação)