A Novavax é mais uma das vacinas de combate ao coronavírus. Crédito: Divulgação/Secom

 

Uma nova medida em relação ao enfrentamento da pandemia foi tomada pela Prefeitura de Sorocaba na noite desta segunda-feira (15), com a assinatura, pelo prefeito Rodrigo Manga, de um protocolo de intenção de compra de 300 mil doses de vacina.

O documento, assinado em conjunto pelo secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues e pela secretária Jurídica, Luciana Mendes, além do prefeito Rodrigo Manga, diz respeito à intenção de compra da vacina da fabricante Novavax, que tem eficiência anunciada pelo fabricante de 96% contra o Coronavírus e de 100% em quadros graves da doença.

A vacina da Novavax, empresa norte-americana, é a NVX-CoV2373. Encontra-se na fase 3 de testes (última etapa), que estão sendo conduzidos no Reino Unido. Os dados de eficácia dessa vacina foram apresentados na última quinta-feira (11). Os resultados animadores a tornam mais uma esperança na luta contra a Covid-19.

Além de assinar o protocolo de intenção de compra, o prefeito também participou, na noite desta segunda-feira, de uma reunião voltada a compor as bases para a realização de uma parceria público-privada que facilite a aquisição de vacinas.

Também foi enviado à Câmara Municipal pedido para a destinação de emendas para o enfrentamento da Covid-19 pelo município, o que deverá ser discutido na sessão desta terça-feira (16). “As verbas obtidas não serão apenas para a compra de vacinas, mas para todos os recursos envolvidos no enfrentamento da Covid-19. Nossa cidade estará sempre à frente nas providências para o combate da pandemia, que tem se tornado mais grave, não apenas em Sorocaba, mas em todo o Brasil. Não estamos medindo esforços para buscar novas soluções”, afirmou o prefeito.