Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura anuncia operação para tapar buracos nas ruas em Sorocaba

11 de Janeiro de 2019 às 09:51

Prefeitura diz que serviço é uma “Megaoperação Tapa-Buraco” em ruas e avenidas dos bairros. Foto: Secom Sorocaba

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) de Sorocaba deu início nesta quinta-feira (10) à primeira “Megaoperação Tapa-Buraco” deste ano. De acordo com a Prefeitura, serão atendidos vários bairros e o objetivo é reparar os estragos causados pelas chuvas que ocorrem com mais frequência neste período do ano e acabam danificando o asfalto, além de promover a manutenção periódica das vias públicas.

Para o secretário da Serpo, Fábio Pilão, essa é uma medida de urgência. “Nós queremos arrumar o máximo de buracos possíveis para ter o mesmo êxito das outras megaoperações que já fizemos e tapar aproximadamente 1 mil buracos, vamos trabalhar inclusive no fim de semana”, afirmou em material divulgado pelo Município.

[irp posts="63298" ]

 

Em texto publicado ontem pelo Cruzeiro do Sul foram apontadas vias da cidade em que os buracos atrapalham o trânsito. A ação iniciada é a primeira do ano, porém a mais recente ocorreu em outubro passado, quando foram usadas cerca de 350 toneladas de massa asfáltica. Segundo a Prefeitura, desde o início da gestão de José Crespo -- em janeiro de 2017 -- as ações de tapa-buraco vêm sendo intensificadas em especial para atender as demandas que são solicitadas diretamente pela Central de Atendimento da Prefeitura.

Fábio Pilão explicou como funciona o cronograma de serviços: “Nós recebemos essas demandas pelo telefone 156, e o prefeito tem acompanhado até para saber quais são os problemas da cidade e os anseios da população. Então, nós fazemos um cronograma de tudo aquilo que é de imediato, montamos um cronograma e equipes e iniciamos as ações. Mas, paralelamente, vamos atendendo a outras solicitações”, destaca.

O secretário disse que essa primeira megaoperação do ano atende ruas da Vila Helena, Parque Paineiras, Parque Vitória Régia, Vila Carol, Jardim Casabranca e Jardim Santo Amaro (zona norte), Jardim São Paulo, Jardim Simus, Vila Jardini e Jardim Americano e Jardim Vera Cruz (zona oeste), Éden e Jardim Carolina (zona leste) e Campolim (zona sul). Os trabalhos devem seguir ininterruptos até o final da operação e só serão paralisados caso as condições do tempo não permitam, segundo a Serpo.

Quem quiser solicitar o serviço, pode entrar em contato pelo telefone 156, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outra opção é o portal www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Leitores comentam situação das vias

A reportagem de ontem do Cruzeiro do Sul sobre os buracos nas ruas e avenidas de Sorocaba suscitou um grande número de participações de leitores nas páginas do jornal do site jornalcruzeiro.com.br e da rede social Facebook.

Os leitores citaram buracos e crateras na avenida Ipanema, rua Hermelino Matarazzo, avenida General Osório e outros pontos da cidade. No site, Fabiano Augusto Malaghini destacou: “Se as principais avenidas estão péssimas, imagina os bairros”, enquanto Alessandra Santos apontou: “A cidade inteira está esburacada” e “após as chuvas intensas sempre piora”.

Já Adriano Santos escreveu que em Aparecidinha e Vila Amato “tem diversos” buracos que tornam trechos de ruas “quase intransitáveis”. Guilherme Kaspar contou que uma conhecida dele ao dirigir caiu com o carro num buraco da avenida Ipanema, o veículo desgovernou e bateu na grade metálica do canteiro central.

No Facebook havia 120 comentários às 20h30. Na rua Hermelino Matarazzo há “buracos gigantes”, apontou Vanessa Aparecida. “Está impossível andar pelas ruas de Sorocaba”, completou Marcio Azzarini. Gabriel Arruda reclamou da propaganda da Prefeitura na tevê de que está arrumando as ruas. Disse que perto da casa dele tem rua com cratera há um ano. Já Fernando Aquino disse não saber “o que é pior se são os buracos ou reparos mal feitos”.

Oliveira Freitas disse que estourou dois pneus do carro que conduzia numa noite no ano passado devido a buraco e via mal iluminada. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos