Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura anuncia início das obras de viaduto entre a Ipanema e a J.J. Lacerda

03 de Julho de 2019 às 12:49

O pontilhão sairá da J.J. Lacerda chegando até a Ipanema, possibilitando uma passagem direta entre as avenidas. Foto: Emídio Marques

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã desta quarta-feira (3), uma solenidade para marcar o início das obras do viaduto que deverá ligar as avenidas Ipanema e J. J. Lacerda, na zona norte da cidade. A obra é estimada em R$ 13 milhões e será executada em até 18 meses, embora o Município tenha a expectativa de entregar o dispositivo viário antes desse prazo.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, o entroncamento recebe cerca de 60 mil veículos diariamente e a obra deverá desafogar o trânsito na região -- que compreende ainda avenida Brasil e a rua Hermelino Matarazzo. O pontilhão sairá da J.J. Lacerda chegando até a Ipanema, possibilitando uma passagem direta entre as avenidas. Já quem vem do Centro para a Ipanema ou para a avenida Brasil passará por baixo do viaduto. O secretário destaca ainda a ligação rápida que será criada entre a zona norte e a zona industrial. A previsão é de que a obra custe R$ 13.027.441,88. “Uma obra relativamente barata pelo benefício”, avaliou Fioravante.

[irp posts="137944" ]

 

Em 2018, o início das obras chegou a ser previsto para agosto daquele ano, o que não ocorreu. Fioravante justifica que ocorreram entraves burocráticos, como licenças ambientais, licitatórias e do CAF, além da mudança de Governo Federal. “Mas hoje já estamos em ritmo acelerado”, diz. Os trabalhos começariam pela remoção de interferências, como cabos, fios e árvores -- ações que serão feitas pela CPFL Energia e Saae.

O complexo viário será denominado “Fernando Dini Neto”, em homenagem ao empresário sorocabano conhecido como Fô. “Uma figura maravilhosa. Hoje é um motivo duplo de alegria: estarmos iniciando as obras desse complexo e homenageando alguém que só ajudou Sorocaba”, declarou o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves.