Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba anuncia a remodelação da praça Fernando Prestes

20 de Outubro de 2019 às 00:01

Prefeitura anuncia a remodelação da praça Fernando Prestes Administração municipal busca parceria para arcar com os custos do projeto. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/10/2019)

A praça Coronel Fernando Prestes deve ganhar em breve novos bancos, vasos de plantas e flores. Essa remodelação será para as festividades de final de ano. É o que anunciou a Prefeitura de Sorocaba, na semana passada. Existe um projeto mais amplo de revitalização do espaço, que está sendo planejado por uma equipe multidisciplinar. Não informado, no entanto, os prazos de execução.

Para implementação das propostas, a administração municipal buscará parcerias com a iniciativa privada, como com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e outras empresas, sobretudo as instaladas na região central da cidade.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a data que terão início as mudanças, o custo, se a guarita da Guarda Civil Municipal (inaugurada no início de 2019) será mantida e se há alguma proposta para coibir a permanência de pessoas em situação de rua no local, mas não foi respondido.

Visita da prefeita

Na terça-feira passada (15), prefeita Jaqueline Coutinho esteve na praça para ver de perto a situação em que o espaço se encontra. O objetivo foi entender como as intervenções deverão ocorrer no local, dentro do projeto de revitalização da área central da cidade, que pretendem modificar o visual e a ocupação da área.

Anteriormente, na segunda-feira (14) a prefeita já tinha se reunido com o grupo multiprofissional que trata do projeto e determinou que, pelo menos, aquela praça seja remodelada e cuidada para as festividades de final de ano.

Segundo ela, o projeto de revitalização vai ao encontro da necessidade de comerciantes, que pedem uma dinâmica mais eficaz no controle do comércio ambulante, das pessoas em situação de rua e, até mesmo, dos guardadores que carro que agem em diversas ruas.

Ocupação do local

A proposta da equipe multidisciplinar prevê a ocupação do local por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer. Como não há recursos para a implementação das propostas, a prefeita pediu para que seja realizada uma intervenção temporária, como forma de garantir aos cidadãos um ambiente mais bonito e seguro.

A prefeita garantiu que medidas serão tomadas para contribuir com a retomada da ocupação do centro de Sorocaba enquanto área de convivência. O coordenador do projeto, Clebson Ribeiro apelou para o espírito de equipe pedindo que os esforços se juntem e a cidade possa ter, neste momento, o que é possível. “Não é o que desejamos, mas esse trabalho já aponta para algo que pode ser muito bom”, comentou. “Dentro do orçamento possível e no devido tempo vamos melhorar o visual da praça”, garantiu a prefeita. (Da Redação, com informações da Prefeitura)