Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura anuncia 73 novos leitos para pacientes Covid

03 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeitura anuncia 73 novos leitos para pacientes Covid Manga participou de uma live transmitida pelo Facebook e pelo canal do Youtube do Cruzeiro, ontem. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/3/2021)

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou no início da noite de ontem (2) a criação de 73 novos leitos para pacientes Covid. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, 60 leitos serão criados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Guilherme, que será transformada em um Centro de Estabilização, exclusivamente para atendimento de pacientes Covid. Os outros 13 leitos serão contratados pela Prefeitura de Sorocaba de um hospital particular da cidade, chamado Amhemed.

O secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, disse que a mudança da UBS do bairro Jardim São Guilherme para um Centro de Estabilização começou às 16h de ontem. Segundo ele, no local, 20 leitos para pacientes Covid já começam a funcionar hoje (3) pela manhã. Em seguida, outros 20 leitos devem entrar em operação amanhã (4), no fim do dia, e os últimos 20 leitos entre 15 a 20 dias.

Rodrigues disse ainda que do total de 60 leitos, 20 serão de suporte ventilatório avançado, que é semelhante a um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e os demais 40 leitos serão de enfermaria.

Já os 13 leitos que serão contratados pela Prefeitura de Sorocaba com um hospital particular da cidade serão 10 de enfermaria e três de UTI. De acordo com o secretário da Saúde, os 13 leitos deverão começar a atender na sexta-feira (5). Rodrigues disse que o hospital Amhemed, que fica próximo à Santa Casa de Sorocaba, foi inaugurado em janeiro. O contrato inicialmente é de 60 dias, mas o valor total não foi informado.

Em relação ao Centro de Estabilização que passará a funcionar na UBS São Guilherme, o secretário da Saúde afirma que todos os atendimentos que são feitos no local serão, já partir de hoje, remanejados para as UBSs próximas. “Todos os agendamentos da UBS São Guilherme estão sendo remarcados para as UBSs próximas como a do Paineiras, São Bento, entre outras, e os pacientes estão sendo avisados”, disse Rodrigues.

O prefeito Rodrigo Manga disse que neste momento é importante manter a vida das pessoas e ressaltou que a Prefeitura de Sorocaba já fez pelo menos dois aumentos de leitos Covid na cidade. “A primeira ampliação foi feita na Santa Casa de Sorocaba, com 10 leitos de UTI, e depois mais 5 leitos de UTI, que antes funcionavam na UPH da Zona Leste, e depois eles foram para a Santa Casa. Fizemos também remanejamento de leitos no hospital Santa Lucinda, onde já havia leitos contratados pela Prefeitura de Sorocaba”, destaca.

Manga afirmou ainda que os anúncios feitos ontem, da criação de 73 novos leitos para pacientes Covid, são para substituir o anúncio anteriormente feito pela Prefeitura, em janeiro deste ano, sobre a criação de 55 leitos, sendo 40 em um Centro de Estabilização, que seria em parceria com o governo estadual, e mais 15 leitos na UPH da Zona Norte. “A vantagem da nova proposta é que os leitos que serão criados na UBS São Guilherme, por exemplo, com os equipamentos necessários, ficarão para a cidade, e os leitos serão exclusivamente para os sorocabanos. Então, a Secretaria da Saúde entendeu que a atual proposta é mais rápida e eficiente para que nenhum sorocabano fique sem atendimento”, disse Manga.

Ontem, no fim da tarde, 16 pacientes estavam aguardando leitos de Covid em Sorocaba, mas eles estavam recebendo atendimento nas UPHs. Segundo o secretário Rodrigues, esses pacientes seriam alocados em leitos que estariam vagos, em breve, na Santa Casa e também no hospital Santa Lucinda.

Anúncio de leitos

O prefeito Rodrigo Manga já tinha adiantado o anúncio de 13 novos leitos para pacientes Covid na tarde de ontem, durante visita à sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Manga participou de uma live transmitida pelo Facebook e pelo canal do Youtube do Cruzeiro e falou também sobre outras ações de seu governo, que completou dois meses de mandato. (Ana Cláudia Martins)