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Prefeitura abre seleção de empresas interessadas em elaborar projeto do VLT

19 de Agosto de 2018 às 18:16
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeitura divulgou a projeção de como será o metrô de superfície sorocabano. Crédito da foto: Divulgação / Secom

Com cinco meses de atraso e promessa de entrega da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em agosto de 2020, a Prefeitura de Sorocaba lançou no dia 7 de agosto o edital de chamamento público para atrair empresas interessadas na elaboração de estudo de modelo para a implantação, operação e manutenção do VLT na cidade.

Os interessados tem até o dia 10 de setembro para solicitar a participação no processo. De acordo com a Prefeitura, os estudos sobre a implantação do VLT são necessários para a estruturação de projetos e posterior avaliação dos possíveis modelos de contratos de concessão, seja na modalidade de concessão comum ou de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada.

Sem divulgar valores, o Executivo informa que “somente após a realização do estudo de viabilidade operacional e financeiro do VLT que se poderá ter dados sobre os investimentos necessários para sua implantação”. A estimativa da atual gestão é que o metrô de superfície transporte de 150 mil a 200 mil passageiros por dia, aproveitando a ferrovia já existente, desde Brigadeiro Tobias até George Oeterer.

Transporte de passageiros deve aproveitar ferrovias existentes. Crédito da foto: Emídio Marques

O VLT é uma das principais propostas da campanha eleitoral do prefeito José Crespo (DEM), mas após um ano e sete meses de governo, o projeto ainda não saiu do papel. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a primeira etapa do VLT, prevista para agosto de 2020, irá operar no trecho entre George Oeterer e o centro de Sorocaba, num total de cerca de 13 quilômetros de extensão.

Com a previsão de entrega da primeira etapa, tudo leva a crer que a segunda etapa deverá ficar pronta somente na próxima gestão, caso o projeto não seja abandonado pelo futuro prefeito. O compromisso assumido por Crespo na campanha foi implantar o VLT de Brigadeiro Tobias a George Oeterer.

Outra dúvida sobre o VLT na cidade é o fato de que o sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou ônibus rápido, também não ter saído do papel. A última estimativa divulgada pela própria Prefeitura de Sorocaba é que as obras do BRT sejam iniciadas no mês que vem. A informação foi divulgada no lançamento de uma campanha informativa sobre o projeto, que teve a presença da presidente do consórcio BRT Sorocaba, Niege Chaves, e do prefeito, em maio deste ano.

A Prefeitura afirma que o BRT e o VLT são corredores complementares do Sistema de Transporte de Sorocaba. “O VLT é um corredor sobre trilhos, já o BRT é um corredor sobre rodas. Eles não são concorrentes, pois o BRT irá ligar a região norte à região sul e o VLT ligará basicamente a região leste à noroeste, com uma conexão dos dois na área central da cidade”, diz a administração municipal.

A Prefeitura de Sorocaba afirma ainda que estudos de viabilidade financeira do VLT também dependem do resultado do chamamento aberto, e que um pré-estudo elaborado por técnicos do próprio governo indicou tendência de que o projeto é viável, com amortização em 20 anos, ou seja, com o VLT “se pagando” em duas décadas mediante arrecadação com tarifas.

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