Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura abre edital para restauro da Estação Ferroviária de Sorocaba

28 de Junho de 2019 às 23:53

Prefeitura abre edital para restauro da Estação A fachada do prédio recebeu recentemente uma pintura de manutenção; última reforma aconteceu em 1990. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (15/6/2019)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), abriu o credenciamento para empresas do ramo de construção civil interessadas em realizar o restauro da Estação Ferroviária, localizada na avenida Afonso Vergueiro, no Centro. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de julho e não há contrapartida financeira. O edital de chamamento foi publicado nesta quinta-feira (28) no jornal Município de Sorocaba.

Uma comissão de seleção, designada por intermédio de portaria publicada na Imprensa Oficial do Município, será a responsável pelo recebimento dos documentos relativos ao processo de seleção e julgamentos das propostas.

As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria da Cultura (Casa 52), localizada na avenida Afonso Vergueiro, s/nº Centro. Toda a documentação necessária para o credenciamento e outras informações podem ser conferidas no jornal do Município de Sorocaba. Dúvidas, informações e esclarecimentos deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected], pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Secretaria da Cultura ou ainda pelo telefone: (15) 3212.8170, exclusivamente com o servidor André Mascarenhas.

Manutenção preventiva

No início de junho, o prédio histórico passou por uma manutenção preventiva para a conservação da fachada, conforme noticiado pelo Cruzeiro do Sul, na edição do dia 15 de junho. Na ocasião, a Prefeitura informou que não havia previsão para abertura de concorrência para o restauro do prédio. As intervenções, coordenadas pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) foram executadas por uma empresa de manutenção preventiva e corretiva terceirizada, contratada por meio de licitação. Não foi informado o valor das obras.

Tombada em 1996 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), atualmente órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e pelo CMDP em 2003, a antiga estação ferroviária teve sua última grande reforma em 1990. No final de 2012 foram feitos pequenos reparos de instalações internas, como o piso de madeira e o telhado. Desde então, o prédio histórico encontra-se em estado de deterioração.

Considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos de Sorocaba, o prédio da estação foi inaugurado em 1875 e é o primeiro edifício de tijolos do município. Até então, os demais prédios que existiram na cidade eram todos feitos de terra solada ou taipa de pilão. O imóvel foi projetado pelo engenheiro Clemente Novelleto Spetzler, natural da Alemanha, e construído pelo sorocabano Teotônio José de Araújo e por Francisco das Chagas do Amaral Fantoura, que veio de São Paulo exclusivamente para trabalhar na obra.

Em 2016, todo o complexo ferroviário foi tombado em nível estadual pelo Condephaat, englobando não só a Estação Ferroviária, mas também as oficinas, residências (Chalé Francês e Museu Ferroviário), centro administrativo, quadra de esportes, armazéns (Macs e Barracão Cultural), pátio de manobras e o prédio onde funcionava um antigo setor administrativo, ao lado da escola Matheus Maylasky que foi atingido por um incêndio no final de abril. (Da Redação)