Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitos usam live para falar com cidadãos

09 de Janeiro de 2021 às 22:09
Marcel Scinocca [email protected]

Fabíola Alves (PSDB), prefeita de Votorantim, prestou contas ontem durante 16 minutos. Crédito da foto: Reprodução / Rede Social

A tática de usar as redes sociais e as transmissões ao vivo não são novas, mas têm sido cada vez mais usadas pelos prefeitos e políticos, de maneira geral, Brasil afora. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) não é diferente, com destaque para o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), chefe do Poder Executivo sorocabano, cidade sede da região que agrupa 27 municípios.

Essas transmissões ao vivo, em meio a discursos inflamados nos mais variados locais, se tornou quase que uma obrigatoriedade. Em uma delas, no dia 7, tudo foi registrado, do discurso com os convidados à maquina com a primeira leva de folhas e galhos para ser removida, no projeto de revitalização do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. No meio do caminho, acenos, cumprimentos e um sem-número de sorrisos. É um roteiro que já deu certo, cuja finalização vem com a marca “conte sempre comigo”.

Manga é adepto das lives e das redes sociais de longa data. Protagonizou, inclusive, situações polêmicas, como a que falava de ocupações de leitos em uma unidade de saúde da cidade, em meio a primeira onda da pandemia, no ano passado. Ainda sobre as lives, já prefeito eleito, o republicano, ao saber que a antiga garagem da TCS poderia se transformar em garagem do BRT e não em um hospital, fez uma transmissão ao vivo. O trajeto do então vereador foi transmitido ao vivo, até a chegada ao local, na zona norte de Sorocaba.

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), também aderiu à ferramenta. Ontem (8), a chefe do Executivo votorantinense fez uma live de 16 minutos, na qual resumiu as ações de sua primeira semana de governo. A transmissão foi realizada em um perfil pessoal da prefeita e já tinha mais de 600 comentários, pouco tempo após ser finalizada.

Simone Marquetto (MDB), prefeita de Itapetininga, também usa a ferramenta com frequência. A última transmissão dela foi feita no dia 5 de janeiro. No ato, ela anunciou a definição das áreas para o programa Lote Social. Durante essa transmissão, ela detalhou que na primeira fase, a expectativa é atender 418 famílias. O prefeito de Araçoiaba da Serra, José Carlos Quevedo Junior (PSD), também fez uma live na quinta-feira (7).

Em Itu, a manutenção do cargo de Guilherme Gazzola (PL) e a posse do seu secretariado também foi transmitida ao vivo na página da prefeitura da cidade. Alguns prefeitos abrem mão da transmissão ao vivo, mas do vídeo e das redes socais, não. Caso, por exemplo, de Matheus Marum (PSDB), prefeito de Salto de Pirapora, e Leonardo Folim (PSC), prefeito de Iperó. Haja pacote de dados móveis. (Marcel Scinocca)