Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeito Rodrigo Manga espera reclassificação para Sorocaba e região

27 de Janeiro de 2021 às 00:35

Crédito da foto: Fernando Rezende (25/1/2021)

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou ontem, em evento público, respondendo ao Cruzeiro do Sul, que ainda tem esperança de que a cidade seja reclassificada no Plano São Paulo, saindo da fase vermelha e indo para a laranja.

Segundo Manga, foi enviado um e-mail para Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, detalhando a situação dos leitos da cidade.

“Nós acreditamos que até sexta-feira deverá haver essa reclassificação”, disse. “A gente entendeu que ele recebeu uma certa pressão política e nós estamos tentando mostrar para todos os agentes políticos que a ideia principal é atender a população e a cidade”, comentou. Sorocaba está na fase vermelha desde a segunda-feira (25).

Volta às aulas

Devido às novas regras do Plano São Paulo, estabelecidas pelo Governo do Estado, e levando em consideração a consulta pública realizada com pais e responsáveis, entre os dias 14 e 17 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Araçoiaba da Serra decidiu que a volta às aulas na cidade será realizada de maneira remota, com expectativa de retorno presencial a partir do dia 1 de março.

As aula e atividades presenciais em unidades de educação infantil e ensino médio deverão respeita o limite de capacidade de 35% nas fases vermelha e laranja, 75% na fase amarela e 100% na fase verde. As instituições de ensino superior não terão atividades presenciais nas fases vermelha ou laranja, apenas amarela com 35% e verde com 100% da capacidade.

MP pede informações

A Promotoria de Justiça de Votorantim pediu ao município esclarecimentos sobre a implementação de medidas de combate à disseminação do novo coronavírus e sobre a estrutura disponível para atender pacientes com Covid-19. O despacho do promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora leva em consideração o recente retorno da região de Sorocaba, em que Votorantim está inserida, à fase vermelha do Plano São Paulo.

Entre as informações requeridas pelo membro do Ministério Público estão o cronograma para a adoção das providências determinadas pelo governo do Estado, os meios aplicados pelo Poder Executivo municipal para fiscalização das medidas de distanciamento social e os números de leitos disponíveis nos sistemas público e privado do município para atendimento a pessoas com Covid-19.

Vestcasa fecha 30 lojas

Em comunicação oficial em suas redes sociais, a rede Vestcasa anunciou o encerramento de atividades em pelo menos 30 lojas. “Por conta das restrições impostas ao horário de funcionamento devido aos desdobramentos da pandemia e também por não conseguimos chegar a um consenso com o proprietário do imóvel sobre o momento que estamos passando não houve outra decisão a ser tomada a não ser encerrar essas unidades”, diz a publicação da rede. Serão cinco lojas fechadas em Minas Gerais e 25 lojas no estado de São Paulo, incluindo uma unidade de Votorantim.