Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeito faz entrega de bairros revitalizados

07 de Outubro de 2018 às 07:25

Prefeito faz entrega de bairros revitalizados Durante a entrega dos trabalhos, o prefeito José Crespo enalteceu o empenho das secretarias. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Prefeitura

O prefeito José Crespo, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, e da maioria do seu secretariado fez ontem a entrega da segunda edição do “Recupera Sorocaba”, programa que visa a revitalização dos bairros da cidade e que foi realizado nos cinco Wanel Ville, situados na zona oeste. O programa foi idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), mas é realizado com a parceria de várias secretarias municipais, além do Saae-Sorocaba e Urbes Trânsito e Transporte.

Além das melhorias já entregues, que abrangeram não apenas os bairros Wanel Ville, mas também o Vitória Ville, o Parque Esmeralda e o Nova Esperança, os moradores dessas regiões deverão contar nos próximos meses com um cachorródromo, anunciado pelo prefeito José Crespo e ainda com um “Sabe Tudo da Comunicação”, também divulgado pelo secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.

O evento foi acompanhado por dezenas de pessoas da comunidade, além de servidores públicos que atuam nas pastas que integraram as ações. A primeira edição do “Recupera Sorocaba” foi realizada no começo de setembro e atendeu o Jardim Emília e Jardim Sandra, na região do Parque da Biquinha, zona sul de Sorocaba.

Durante a entrega dos trabalhos, o prefeito José Crespo enalteceu o empenho das secretarias que atuaram conjuntamente para devolver aos bairros -- localizados em uma região com mais de 106 mil moradores --, a revitalização e o bem-estar à população do local.

Crespo ainda anunciou a construção de um cachorródromo na praça Antonia dos Reis Oliveira, local da solenidade, e que recebeu uma revitalização especial, inclusive com a implantação de academia ao ar livre.

O secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, a exemplo do prefeito José Crespo, também divulgou a implantação do “Sabe Tudo da Comunicação”, que deverá funcionar numa unidade já existente no bairro e que será totalmente revitalizada, com a realização de cursos, como o de fotografia, redes sociais, informática, além de orientação para a criação de currículos, consultas de antecedentes criminais e parcerias com o Posto de Amparo ao Trabalhador (PAT), para a divulgação de vagas de empregos.

Diversas ações

Prefeito faz entrega de bairros revitalizados A Secretaria de Esportes e Lazer participou da ação promovendo brinquedos esportivos e jogos diversos. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Prefeitura

Durante 15 dias, equipes das secretarias diretamente envolvidas fizeram um intenso trabalho de varrição completa das ruas, pintura de guias e sarjetas, colocação de placas indicativas, sinalização de solo, desentupimento de bocas de lobo, roçagem e capinação, substituição do madeiramento dos abrigos de ônibus, troca de lâmpadas de ruas e avenidas, colocação de conjuntos semafóricos, entre outros serviços que devolveram a completa revitalização daquela região da cidade.

Além de todo esse trabalho, a praça Antonia dos Reis Oliveira ganhou uma academia ao ar livre com vários equipamentos esportivos, como destacou o secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão. Foi da mesma secretaria a operação tapa buraco, a retirada de entulho em área pública, a aplicação de fresado e patrolamento em estradas de terra do Vitória Ville, capinação em calçadas públicas, manutenção na iluminação pública e do campinho da praça ao lado do cemitério Santo Antônio. “Foi um trabalho intenso ao longo desses dias, para poder entregar mais esses benefícios ao cidadão. Conseguimos implantar essa academia ao ar livre em tempo recorde”, disse Pilão.

A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), por meio da Urbes Trânsito e Transportes, realizou um forte trabalho de manutenção de todas as lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas do bairro, além de recuperação de sinalizações em ruas e avenidas. Ao todo, foram realizados 5 mil metros quadrados de sinalização de solo, além da instalação de 50 novas placas de sinalização.

Coube à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização, o plantio de 45 mudas de árvores na praça Antonia dos Reis de Oliveira, localizada na rua Jossei Toda. O local ganhou mudas de ipê-branco, ipê-roxo, pau-brasil, cabreúva, entre outras espécies nativas. Além disso, foram doadas 150 mudas de três espécies: grumixama, ipê roxo e ameixa amarela, entre outras ações.

A Secretaria de Esportes e Lazer participou da ação promovendo diversas atividades recreativas aos moradores por meio de brinquedos esportivos e jogos diversos. Já a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) foi responsável por atividades culturais, e a de Saúde disponibilizou uma equipe para aferição da pressão arterial dos moradores, além de testes de glicemia. A Ouvidoria Geral do Município também participou do evento, com o programa “Ouvidoria Ativa”.

Nesta segunda edição do programa, o Saae-Sorocaba realizou limpeza na rede de esgoto, além de limpeza, desentupimento e pintura nas bocas de lobo e rede de drenagem.

Participaram do evento quase todo o secretariado municipal, além da Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus. Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Gomes Camargo, e de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, foram representados por servidores de suas respectivas pastas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos