Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita Simone Marquetto participa de expedição no rio Itapetininga

22 de Março de 2019 às 16:12

 

Simone Marquetto participa de expedição no rio Itapetininga A prefeita Simone Marquetto navegou ao lado do pescador Ney Grampola. Crédito da foto: Reprodução/ Youtube

A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, realizou, no último domingo (13), uma expedição pelo rio Itapetininga. Simone navegou, por quatro horas, ao lado de pescadores da região, de membros da Defesa Civil e de colaboradores da Prefeitura da cidade. O rio fornece água potável para 42 mil casas do município.

Navegando ao lado do pescador Ney Grampola, que, segundo Simone, conhece o rio com a “palma da mão”, a prefeita ressaltou a importância da expedição. “É muito importante para nós conhecermos de perto o nosso rio, de uma forma diferenciada, não apenas das margens, mas do percurso natural”, disse.

Simone ficou encantada com a riqueza da fauna e flora que permeiam o curso do rio. “A beleza natural daqui é encantadora. Até ‘batizei’ alguns trechos daqui como ‘paredão Adão e Eva’. São imagens maravilhosas. Samambaias e bromélias. É uma infinidade de beleza natural.”

A expedição marca o compromisso da administração da prefeita com o meio ambiente. “Quando há a união do Poder Público com os nossos cidadãos, fica mais fortalecido nosso laço de responsabilidade com a cidade”, enfatizou.

[irp posts="89203" ]

 

Na ocasião, também foi realizada a entrega de mudas de plantas a moradores das margens do rio, a fim de restaurar a fauna original. Com o auxílio da Defesa Civil, a prefeita auxiliou na retirada de lixo e detritos depositados em torno do curso do rio. “Jogue lixo no lixo!”, ressaltou Simone.

Rio Itapetininga

Com nascente em Piedade, na Serra de Paranapiacaba, onde é denominado como rio Turvo, o rio Itapetininga estende-se por aproximadamente 183 quilômetros, desaguando no rio Paranapanema, em Campina do Monte Alegre, após percorrer três cidades da região.

Segundo estudos, nas águas do rio Itapetininga existem aproximadamente 26 espécies de peixes, 16 de animais silvestres e 180 aves, que vivem no entorno e formam a diversidade ambiental do rio. (Prefeitura de Itapetininga)