Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita de Sorocaba participa hoje da 1ª reunião do Conselho Municipalista

11 de Maio de 2020 às 13:30
Ana Claudia Martins [email protected]

A criação do Conselho Municipalista foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na sexta-feira (8), durante entrevista coletiva. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

A primeira reunião do Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo ocorre nesta segunda-feira (11), às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que fica no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), estará no evento junto com prefeitos de 16 cidades-sedes das regiões administrativas do Estado.

Na ocasião, Jaqueline deverá apresentar um balanço dos casos do novo coronavírus na cidade e as ações de prevenção e combate à doença pela administração. “A pandemia da covid-19 é o maior desafio da humanidade e precisamos estar cada vez mais unidos para trabalhar em prol da saúde. Este Conselho será importante para que cada município leve a sua demanda e haja um entendimento mais regionalizado dos casos e cada região apresente seu plano de retomada”, afirma.

A criação do Conselho Municipalista foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na sexta-feira (8), durante entrevista coletiva, onde anunciou também a prorrogação da quarentena em São Paulo até o dia 31 de maio. A medida foi seguida pela prefeita de Sorocaba, que no mesmo dia também decretou a extensão da quarentena na cidade.

O Conselho é mais uma iniciativa do governo estadual no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e suas consequências sociais e econômicas.  As ações do novo Conselho são coordenadas pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que também reúne os secretários estaduais de Saúde, José Henrique Germann, de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, da Fazenda, Henrique Meirelles, e de Governo, o vice-governador Rodrigo Garcia, bem como os prefeitos das 16 cidades participantes.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Secom Sorocaba

Junto com o governo estadual e secretários, os prefeitos irão discutir e pactuar ações de combate ao novo coronavírus e de flexibilização da quarentena, bem como decisões sobre aporte de recursos e avaliação de medidas tomadas em todo o território paulista.

“O Governo do Estado pactua suas ações com os prefeitos de cidades-sedes das regiões administrativas, representando aqui cada qual a sua região e, portanto, a totalidade dos municípios paulistas. O Conselho propiciará a ampliação do diálogo intermunicipal e inter-regional, fazendo com que nossas ações sejam cada vez mais regionalizadas e consorciadas. O objetivo final é superarmos juntos o período mais difícil da atual pandemia“, afirmou o secretário Marco Vinholi.

A intenção com a criação do Conselho é combater o crescimento de casos no interior e no litoral. O Estado afirma que o contágio cresce proporcionalmente a um ritmo quatro vezes mais rápido no interior e litoral de São Paulo do que na Região Metropolitana.

No período de 3 de abril a 1º de maio, o número de casos registrados cresceu 2.532% no interior e litoral (de 167 casos para 4.397), enquanto que na Região Metropolitana de São Paulo o crescimento foi de 625% (de 3.352 para 24.301).

As cidades participantes do Conselho Municipalista de Transição e Retomada são: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Grande São Paulo, representada por São Bernardo do Campo e São Paulo.