Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prazo para entrega de obras do BRT na Ipanema é adiado por três meses

15 de Dezembro de 2020 às 00:25
Ana Claudia Martins [email protected]

Prazo para entrega de obras do BRT na Ipanema é adiado por três meses A previsão do fim das obras passou deste mês para o primeiro trimestre de 2021 em razão das chuvas. Crédito da foto: Fábio Rogério (14/12/2020)

O adiamento, por três meses, do prazo de entrega das obras do sistema BRT Sorocaba, na avenida Ipanema, divide opiniões. Na semana passada, a Urbes informou que a previsão foi estendida do fim deste mês para o primeiro trimestre de 2021, devido às chuvas de verão.

A concessionária BRT Sorocaba informou que o prazo também foi afetado pela falta de matéria-prima da indústria da construção, causada pela Covid-19, o que impacta na entrega dos materiais por parte dos fornecedores.

Segundo o diretor de Controle Operacional da Urbes, Adriano Ribeiro, as 10 estações de embarque e desembarque daquele trecho, que faz parte do corredor norte, estão 78% concluídas. O Terminal São Bento está com 66% das obras concluídas. Já conforme a BRT Sorocaba, as obras no corredor totalizam 80% dos serviços concluídos.

A concessionária concluiu o pavimento rígido na avenida, na faixa que será exclusivamente usada pelos ônibus do BRT, rente ao canteiro central, e também o pavimento flexível, que é onde circulam os carros. A capa asfáltica é colocada após a conclusão de reparos profundos em alguns trechos, que corrigem imperfeições do solo para evitar a erosão sob o asfalto já feito.

O diretor afirma que as estações já estão em na fase de acabamento interno e, assim que o pavimento for finalizado, será implantada a nova sinalização em todo o trecho. Serão mais de 6,2 mil metros de novas vias, nos dois sentidos. Após a conclusão, seis linhas do transporte coletivo irão passar na avenida e uma delas entre terminais. São elas: 81 -- Carandá, 81/1 -- Altos do Ipanema, 62 -- São Bento, 62/1 -- São Bento II e 70 -- Nova Sorocaba.

A avenida São Paulo, que faz parte do eixo Leste do BRT Sorocaba, é outro corredor que também já está sendo concluído, faltando apenas alguns ajustes e acabamentos. Além disso, o sistema inteiro do BRT é previsto para ser concluído no final de 2021.

Comerciantes divididos

No início da tarde desta segunda-feira (14), a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul conversou com alguns comerciantes da avenida Ipanema para saber sobre o andamento da obra e o atraso na conclusão. Dois comerciantes ouvidos consideram que, apesar do atraso, o resultado final será compensador. Um afirmou que as obras prejudicam o comércio local.

Os proprietários de uma empresa na avenida Ipanema, Edinilson Machado e Alexsandro Almeida, afirmam que o adiamento da entrega das obras do BRT Sorocaba na via não representa problema ou prejuízo. Eles disseram que o resultado final será compensador porque a revitalização da avenida dará mais visibilidade para o comércio local.

Machado disse que a calçada em frente ao estabelecimento foi reformada por conta das obras. “Ficou melhor do que estava e acredito que quando a obra estiver toda finalizada irá valorizar a avenida e o comércio local”, destaca. “Moro próximo e quando o corredor do BRT começar a funcionar aqui acho que vou passar a vir para a loja de ônibus, pois será muito rápido”, aponta Almeida.

Já o comerciante José Giandoso Neto afirma que as obras do BRT na avenida Ipanema atrapalham o comércio e, com o adiamento da entrega, ficará pior. “Acabou com o estacionamento aqui na avenida e isso afetou o comércio”, afirma. (Ana Cláudia Martins)