Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poupatempo e Detran atendem presencialmente

03 de Fevereiro de 2021 às 03:22

Crédito da foto: Divulgação

A unidade do Poupatempo de Sorocaba e os serviços do Detran.SP, dentro do Poupatempo, retomaram o atendimento presencial. Os serviços estavam fechado devido a pandemia de Covid-19 e por conta da fase vermelha do Plano São Paulo.

Devido à reclassificação para a fase laranja, as unidades voltam a funcionar de segunda a sexta-feira mediante agendamento, com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários.

O Poupatempo informa que pelos canais digitais são oferecidos mais de 120 serviços online, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O acesso pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Devido à redução na capacidade de atendimento, o Poupatempo oferece apenas serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículo. Para agendar, conferir os endereços e horários de atendimento de cada unidade, basta acessar o portal ou o aplicativo do programa.

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

Demanda de serviços provoca atrasos no Detran Crédito da foto: Fábio Rogério (27/8/2020)

Detran

Já o Detran.SP informa que a reabertura também inclui as Ciretrans dos demais municípios que fazem parte da região de Sorocaba, que foram reclassificadas para a fase laranja do Plano São Paulo, permitindo o funcionamento do serviço. Todos os serviços foram retomados nos 48 municípios da região de Sorocaba.

Os exames e aulas práticas e teóricas voltam a ser agendados, obedecendo os protocolos sanitários, assim como o atendimento às autoescolas, despachantes e serviços de estampadoras de placas.

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar mais de 70 opções de serviços on-line do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

O Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo. (Da Redação, com informações da Agência SP)