Poupatempo alerta para golpe em cobrança por agendamentos
Agência oferece vários serviços, mas sem pagamento de taxa para agendar o atendimento. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (4/3/2020)
O Poupatempo, órgão oficial do governo do Estado, alerta que não cobra qualquer taxa para realizar agendamentos de serviços pelo site oficial (www.poupatempo.sp.gov.br). Usuários que utilizam o serviço pela internet, fora do site oficial, estão pagando indevidamente, por exemplo, uma taxa no valor de R$ 24,90 pelo agendamento de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Poupatempo, em Sorocaba.
Porém, o agendamento de serviço é feito de forma gratuita no site oficial do Poupatempo. Ocorre que várias pessoas estão fazendo esse agendamento em sites que aparecem em pesquisa no Google e que oferecem o serviço cobrando uma taxa.
Foi o que ocorreu com o motorista Jaime Rangel, 61 anos, de Votorantim, que precisou renovar sua CNH e ao digitar o assunto no Google, na internet, entrou em um site que oferece o agendamento do serviço no Poupatempo em Sorocaba, mas mediante o pagamento de uma taxa.
“Eu digitei na internet para fazer o agendamento para a renovação da minha CNH e acabei entrando em um site que não era oficial do Poupatempo e paguei a taxa de R$ 24,90 e o agendamento foi realizado. Depois quando fui ao Poupatempo, em Sorocaba, fui informado que o órgão estadual não cobra por tal serviço e que o mesmo é oferecido gratuitamente, mas somente pelo site oficial”, diz.
Questionada a respeito, a Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado e responsável pelo Poupatempo, informa que toma todas as providências jurídicas contra sites que cobram taxas por serviços gratuitos do Poupatempo, se aproveitando da boa-fé dos cidadãos.
O órgão esclarece que o site oficial do Poupatempo é o www.poupatempo.sp.gov.br. “Por meio dele é possível fazer agendamentos e obter informações sobre os serviços oferecidos pelo programa. Além do site, o cidadão conta ainda com o aplicativo SP Serviços, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS”, destaca.
O Poupatempo foi criado pelo Governo do Estado para assegurar o atendimento dos cidadãos e eliminar intermediários que cobravam por serviços de despachantes para facilitar a emissão de documentos.
Para garantir mais conforto à população, os serviços do Poupatempo são agendados, permitindo escolher dia e horário para ser atendido, gratuitamente.
O órgão ainda orienta que a própria pessoa faça o agendamento de serviços diretamente pelos canais de atendimento oficiais do Poupatempo.
Nos postos do Poupatempo, o atendimento precisa ser agendado para serviços de Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Seguro-desemprego, do Procon, da Sabesp e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
No portal oficial do Poupatempo também é possível obter informações atualizadas e corretas sobre os requisitos necessários para tirar documento, bem como os valores das taxas de cada serviço.
Outros canais oficiais
Pelos canais oficiais do Poupatempo é possível tirar dúvidas sobre os prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos. Além de informações, os canais do Poupatempo também permitem o agendamento de data e horário para a realização dos serviços mais solicitados nas unidades, como RG e CNH.
Os canais oficiais são: portal (www.poupatempo.sp.gov.br); aplicativo de celular: SP Serviços; Disque Poupatempo: 0800 772 3633 (para telefones fixos) ou (11) 2930-3650 (para ligações de celulares); Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, pelo Facebook, neste link aqui.
É importante que as pessoas desconfiem de sites ou outros meios que não sejam os oficiais para evitar transtornos e pagamentos indevidos. (Ana Cláudia Martins)