Buscar no Cruzeiro

Buscar

Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida em Sorocaba

06 de Novembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida Três presidentes de honra da Academia foram empossados durante as festividades. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2020)

A Semana de Aluísio de Almeida, evento promovido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e seus parceiros, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), segue com atividades até o dia 7 de novembro. O primeiro dia de evento, na quarta-feira (4), ocorreu na sede do IHGGS, no bairro Além Ponte. Foi a cerimônia de posse dos presidentes de honra da Academia de História Militar do Brasil (SP) General Berthorldo Klinger.

O responsável pelo Comando Militar do Sudeste, general de Exército, Eduardo Antonio Fernandes, tomou posse como 1º presidente de honra. Marcus Vinicius Valério, subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representou na posse o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Fernando Alencar Medeiros, 2º presidente de honra. Como 3º presidente de honra tomou posse o tenente-coronel Clayton Ricardo Pontes, do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve Regimento Deodoro.

Adilson Cezar, presidente do Instituto, enalteceu o evento. “A Semana Aluísio de Almeida coloca em evidência a importância da história. Você só pode entender o presente olhando para o passado, que é imutável, e fazer a agora as transformações que achar necessárias para a o futuro. Assim já foi o início dessa semana”, diz sobre a posse dos presidentes de honra da Academia de História Militar do Brasil.

Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida Presidente do IHGGS Adilson Cezar. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2020)

O evento foi encerrado com o recebimento de um quadro de um comandante do Regimento Deodoro. Adilson Cezar lembra que até o começo desse ano, o quadro estava suprimido da galeria de comandantes. “Toda vez que visitávamos o Regimento Teodoro, nós encontrávamos uma falha na galeria.

Laor Rodrigues, do Conselho Consultivo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foi homenageado no evento. A celebração foi realizada on-line em razão das medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A programação segue. Nesta sexta-feira (6) acontece a Santa Missa em homenagem à data natalícia de Aluísio de Almeida, às 17h. O encontro ocorrerá na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Na mesma data, às 18h30, ocorre a Sessão Magna comemorativa do aniversário de Aluísio de Almeida, considerado pai da história de Sorocaba. As homenagens também celebram o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Esse evento também será na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte.

Pessoas que contribuíram com a instituição serão homenageadas e haverá entrega de diploma de gratidão. Também haverá recepção. Devido à pandemia, a tradicional visita ao túmulo de Aluísio de Almeida não ocorrerá.

Amanhã (7), no IHGGS, às 10h, acontece a instalação do Museu Maçônico de Sorocaba e Votorantim, promovida em parceria com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos