Buscar no Cruzeiro

Buscar

Porto Feliz comemora 326 anos de fundação neste domingo

13 de Outubro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Porto Feliz comemora hoje 326 anos de fundação Cidade também comemora 222 anos de emancipação política. Crédito da foto: Divulgação

A cidade de Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), comemora neste domingo (13) 326 anos de fundação e 222 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura promove a 64ª Semana das Monções, que começou na sexta (4) e termina hoje, com almoço e shows, além de entrada e estacionamento gratuitos.

Para encerrar a Semana das Monções, hoje, acontece um grande evento no CEMEX, às 12h, com almoço beneficente em prol das entidades da cidade, além de apresentações musicais do Projeto Monções, Musical Medida Certa e Michele Alves. E às 16h ocorre a apresentação da dupla sertaneja Cezar & Paulinho, e às 18h será a vez da dupla Marcos Paulo & Marcelo.

A programação de aniversário de Porto Feliz começou com a sessão solene, que foi realizada no Espaço Cultural Olair Coan. No domingo (6), foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Encontro Regional de Corais. Participaram os corais Coro Municipal de Boituva Antônio Brasil Holtz, Coral Canto da Terra de Salto, Coral Vozes Afro de Salto, Coral Vozes Encanto, Coral Infantil e Juvenil Romário Antônio Barbosa e Coral da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Já na segunda-feira (7), na Estação das Artes, ocorreu a apresentação do polo Porto Feliz do Projeto Guri. Durante a noite, o professor e historiador Elton Bruno Ferreira realizou, na escola municipal Luiza Carvalho Pires, o lançamento do livro “Sonoridades Caipiras na Cidade”. A obra retrata a produção do escritor, jornalista, folclorista e ativista cultural Cornélio Pires, entre 1929 e 1930.

Na noite de terça (8), na Estação das Artes, foi relançado o livro “A Cidade e o Rio”, de autoria do professor Jonas Soares de Souza. O livro reúne textos de vários autores identificados com a cidade e traz a transcrição de documentos de época e iconografia com referências ao Rio Tietê e Porto Feliz.

Na quarta (9), no Parque das Monções, foi encenada a peça de teatro “Monção, uma procissão de Fé”. A peça tem texto e trilha sonora de Emílio Fontana Filho e a direção é de Laioan Perret.

Porto Feliz em obras

A cidade tem recebido obras por parte da Prefeitura de Porto Feliz. No mês passado, foi inaugurada a nova ponte sobre o Rio Tietê, que dá acesso ao bairro Jardim Vante e região. “É gratificante ver a concretização desta obra que planejamos no início do nosso mandato. Muitos prometeram, mas não tiveram a coragem de executar. Mais do que um sonho, esta ponte era uma necessidade para a região do Jardim Vante”, destacou o prefeito Dr. Cássio Habice Prado.

Após a realização de alguns estudos de viabilidade, a obra iniciada há aproximadamente um ano, foi realizada com recursos de aproximadamente R$ 5 milhões, custeados por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. O financiamento também previu as obras de infraestrutura e pavimentação da rua Amélio Barnabé, que liga a avenida Armando Salles de Oliveira e a perimetral Mário Covas, com construção de calçadas, implantação de ciclovia, pintura viária e iluminação.

De acordo com a Prefeitura de Porto Feliz, a obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região, trazendo muito mais segurança para os pedestres e motoristas que circulam pela região. A nova estrutura, construída paralelamente à ponte antiga existente no local, conta com uma pista de aproximadamente 110 metros de extensão e 8,75m de largura, permitindo a passagem de veículos simultaneamente nos dois sentidos da via, sustentadas por oito tubulões escavados no fundo do rio para a penetração no solo. A ponte existente também foi completamente reformada para a utilização exclusiva de pedestres e ciclistas. O local possui iluminação em led, bancos, lixeiras e um paisagismo completo.

Porto Feliz também ganhou um local apropriado para os descartes de Resíduo de Construção Civil (RCC). O espaço fica no bairro Chapadão, e além do local para aterro do material inerte, o espaço contará com o processamento do material recebido, área de transbordo e triagem, além de caçambas para a separação do material reciclado. (Ana Cláudia Martins)