Buscar no Cruzeiro

Buscar

Portal do Cruzeiro do Sul terá podcast com conteúdo eleitoral a partir desta 2ª

20 de Setembro de 2020 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]

Portal do Cruzeiro do Sul terá podcast com conteúdo eleitoral a partir de amanhã Podcast oferece uma maneira prática e rápida de acessar notícias. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (7/7/2020)

A partir de amanhã (21) e até o fim do período eleitoral, em novembro, os leitores do jornal Cruzeiro do Sul poderão acompanhar, de segunda a sexta-feira, o Conexão Eleitoral, em formato de podcast. A produção será realizada em parceria com estudantes do curso de jornalismo da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) de Sorocaba e a produtora PontoMP3, especializada em mídia.

A cada dia, um novo conteúdo, com matérias especiais, boletins, notas e entrevistas, estará disponível no portal do Cruzeiro do Sul, em todas as plataformas de áudio (Castbox, Pocket Casts, Apple Podcasts e Spotify).

Discussões sobre o voto impresso, o impacto da pandemia nas eleições, fiscalização das fake news e as novas regras para campanhas eleitorais serão alguns dos assuntos abordados. Candidatos a prefeito e a vice, por exemplo, também terão espaço para expor suas propostas de campanha, informa Andrea Sanhudo Torres, professora do curso de jornalismo da Esamc e uma das coordenadoras do projeto. O foco será o cenário político local. Contudo, algumas edições também apresentarão panoramas sobre os contextos da Região Metropolitana de Sorocaba, do Estado de São Paulo e nacional.

Lucas Monteiro, um dos sócios da PontoMP3, destaca que, “hoje, o podcast é uma mídia em ascensão. O formato de transmissão de notícias vem se mostrando eficiente e cada vez mais popular no Brasil”.

Eveline Almeida, coordenadora de marketing do Cruzeiro do Sul, considera esse o momento propício para o jornal usar essa mídia. Segundo ela, “durante as eleições, são propagadas grandes quantidades de informações erradas e fake news. Por isso, nessa época, as pessoas buscam fontes confiáveis para se atualizar. O podcast oferece uma maneira prática e rápida de acessar notícias. É possível ouvir programas no próprio celular, a qualquer hora e em qualquer lugar”, enfatiza Eveline.

Multiplataforma

Para Quelen Torres, coordenadora dos cursos de Comunicação da Esamc, “o processo eleitoral é uma das situações na qual o jornalismo reforça a sua importância e relevância. Isso porque, nesse período, todos buscam se manter bem informados, para fazer a escolha certa e votar nos candidatos mais adequados, de acordo com suas avaliações. O jornalismo se faz muito necessário, nesse momento, para trazer informações e esclarecimentos”.

Segundo Andrea, os estudantes atuarão em todo o processo de criação dos programas. Eles vão participar desde a elaboração e execução das pautas até o acompanhamento da edição e finalização dos episódios. Todos os estudantes do curso de Jornalismo poderão colaborar. Uma equipe de sete alunos, juntamente com os professores Andrea e Rodrigo Gabriotti, coordenarão o projeto.

O trabalho será interdisciplinar, em parceria com as áreas de design e gráfico e publicidade e propaganda. (Vinícius Camargo)