Buscar no Cruzeiro

Buscar

Portal Cruzeiro do Sul atinge 1 milhão de usuários únicos

29 de Setembro de 2019 às 07:01

Portal Cruzeiro do Sul atinge 1 milhão de usuários únicos Leitores acessaram 4,3 milhões de páginas no portal durante o período. Crédito da foto: Admir Machado (28/9/2019)

O portal de notícias do jornal Cruzeiro do Sul atingiu a marca de mais de um milhão de usuários únicos em um mês. Segundo dados do Google Analytics, ferramenta que afere a audiência do site, o www.jornalcruzeiro.com.br recebeu 1.032.064 usuários entre os dias 28 de agosto e ontem. O número de páginas acessadas por esse contingente de leitores ultrapassa a marca de 4,3 milhões no período.

Trata-se de recorde nova versão do portal, que foi inteiramente reformulado em agosto do ano passado e figura entre os cinco melhores desempenhos da história do site, lançado em 1998. De acordo com Fábio Florêncio, gerente de TI do jornal, a marca atingida representa uma conquista ainda maior, já que ocorre depois que o Facebook -- rede social que era responsável por alavancar a maior parte dos acessos ao portal -- mudou seu algoritmo, passando a priorizar os posts de familiares e amigos em detrimento das publicações de páginas de empresas. “Tivemos que trabalhar melhor o SEO [ferramenta de otimização para mecanismos de busca] do site, bem como realizar outros aprimoramentos [para aumento do tráfego orgânico] ”, destaca.

De acordo com o jornalista Giuliano Bonamim, editor responsável pelo portal, os números registrados refletem a intensificação do trabalho de toda a redação na cobertura jornalística de fatos relevantes e curiosos que ocorrem em todas as 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Nós passamos a enfatizar mais matérias factuais e não factuais na RMS, mantendo os princípios do jornal Cruzeiro do Sul, que é o de levar a informação mais completa e correta aos leitores”, afirma. Além da equipe de TI e de jornalistas e fotojornalistas que compõem a redação, Bonamim destaca que o número recorde é resultado de um trabalho em equipe, que também envolve dezenas de profissionais de outros setores do jornal, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Grande parte dos acessos registrados em setembro foi de leitores em busca de informações confiáveis sobre episódios factuais ocorridos na região que tiveram grande repercussão, como das buscas e localização do corpo da jovem Aline, em Alumínio; do assassinato do jovem Samuel, em Piedade; e do trágico acidente automobilístico que matou quatro jovens na rodovia Deputado Archimedes Lammoglia.

Blogs e Instagram

Apesar da intensificação do enfoque regional, o portal de notícias do Cruzeiro mantém o compromisso de noticiar e repercutir, da forma mais ágil possível, as principais notícias nacionais e internacionais fornecidas pelas agências de notícias Estadão Conteúdo e France Press (AFP). Bonanim acrescenta que, além de notícias, o portal já amplamente conhecido pela população da RMS voltará a oferecer, nas próximas semanas, mais opções de conteúdo com a reformulação do canal de blogs sobre assuntos variados como moda, viagem, esporte, automobilismo, entre outros.

Nos últimos meses, os acessos ao portal do Cruzeiro também passaram a contar com um novo aliado: o programete “Remix”, publicado de segunda a sexta nos stories da plataforma Instagram, muito popular entre os jovens e que já soma 43,9 mil seguidores. Com duração que varia entre três e cinco minutos, profissionais da redação apresentam uma escalada das principais notícias do portal e da versão impressa.

Na palma da mão

Em dezembro de 2014, os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram os aparelhos preferidos dos leitores que se acessam ao site do jornal Cruzeiro do Sul. No relatório de setembro, 84,72% dos acessos foram por meio de telefones celulares enquanto apenas 14,60% foram por meio de computadores de mesa. Os acessos por meio de tablets correspondem a 0,61%.

Segundo Florêncio, o acesso via dispositivos móveis é uma tendência que já vem de algum tempo e está cada vez mais forte. “Por isso que quando a gente desenvolve alguma coisa para web, temos de pensar ‘mobile first’, e é isso que fizemos nessa versão do portal. Trocando em miúdos mais do que funcionar bem no desktop, tem que funcionar muito bem nos dispositivos móveis”, comenta, detalhando que a chamada responsividade do layout tem de prever adaptação do conteúdo a diferentes tamanhos de telas. (Felipe Shikama)