Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ponto para descarte de lixo eletrônico funciona na Sema

22 de Janeiro de 2021 às 01:33

Coletora está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Santa Maria, 197. Crédito da foto: Agência Sorocaba

A população pode destinar pilhas e resíduos eletroeletrônicos que não funcionam mais na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), na Vila Hortência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa de logística reversa ocorre por meio de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional Green Eletron, sem custo para o poder público.

O descarte incorreto de lixo eletrônico pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, isso porque esses equipamentos têm uma composição química com substâncias tóxicas. “É essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum, e sim encaminhados à destinação ambientalmente adequada”, destaca o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Ao ser acionada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma empresa certificada e homologada pela Green Eletron recolhe todo o material depositado no coletor e promove a reciclagem e a destinação correta do lixo eletrônico.

No coletor, a população pode descartar resíduos com dimensões máximas de 30 cm de altura e 60 cm de largura, como pilhas, notebooks, impressoras, celular, tablets, monitores, scanners, eletroportáteis em geral, fones de ouvidos, suprimentos de impressão, além de partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos.

Lâmpadas fluorescentes não estão incluídas para descarte nesse coletor. A relação de todo o material que pode ser descartado pode ser conferida no site www.greeneletron.org.br/lista-completa.

A Sema está localizada na rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3219-2280. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)