Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura interdita acesso de trens no pontilhão da praça Lions

09 de Fevereiro de 2019 às 05:31
Ana Claudia Martins [email protected]

Pontilhão da praça Lions fica proibido para trens Concessionária alega que já não transitava os trens com carga no local. Crédito da foto: Emidio Marques

A Prefeitura de Sorocaba interditou na madrugada desta sexta-feira (8) o acesso de trens no pontilhão ferroviário na praça Lions, entre as avenidas Dom Aguirre e Afonso Vergueiro. A interdição da Prefeitura foi feita com a colocação de quatro tubos de concreto sobre as linhas de trem, no acesso à ponte.

“Inspecionamos o viaduto, verificando a necessidade de bloquear para o tráfego de composições, por causa de ferragens à mostra”, informa o secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão. No período da tarde, servidores municipais pintaram os tubos para que fiquem visíveis de maior distância. A Prefeitura afirmou que as obras de manutenção nos pontilhões serão feitas, mas as obras começam somente daqui a dois meses. A medida não impede a circulação de veículos e nem pedestres sob o viaduto.

Todo o trecho da linha de trem onde se encontra o viaduto na praça Lions também já estava interditado pela própria concessionária da linha férrea, a empresa Rumo, para o tráfego de trens com carga. Segundo os representantes da empresa, há cerca de oito anos já não mais passam trens de carga por lá. A Rumo anunciou que fará a reforma desse viaduto, com obras previstas para iniciarem dentro de 60 dias e mais 120 dias para a conclusão, sem a necessidade da interdição para o tráfego de veículos sob o viaduto.

O bloqueio físico da Prefeitura foi realizado com o uso de guindaste. Da avenida Dom Aguirre o equipamento içou os tubos para a linha do trem. Para garantir a segurança durante esse trabalho, a Urbes - Trânsito e Transportes interditou a via para o tráfego de veículos.

De acordo com os profissionais da Rumo, o risco de qualquer problema mais sério apenas ocorreria se passassem trens carregados. Afirmam que os trens descarregados não representam riscos, já que sem a carga não provocam tração suficiente sobre a linha para causar qualquer problema.

Obras de reforma vão começar em 60 dias

Os pontilhões que sustentam a linha de trem nas imediações da praça Lions e sobre a rua Professor Toledo, a qual dá acesso ao bairro Trujillo, nas proximidades do Shopping Sorocaba, serão reformados, segundo a Prefeitura de Sorocaba. Os trabalhos serão realizados pela concessionária da linha férrea, a empresa Rumo.

Na quinta-feira (7), em resposta à notificação do prefeito José Crespo (DEM) exigindo providências após constatar que os pontilhões apresentavam rachaduras e desgastes, executivos da concessionária reuniram-se com o secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante. No encontro, na sede da Urbes, os representantes da Rumo descartaram qualquer risco de queda e explicaram que os reparos são para elevar a vida útil das estruturas.

De acordo com Fioravante, o responsável por Infra e Pontes da Operação Sul da Rumo, Wescley Silva Brito e o relações governamentais, Bruno Rabello Madalena, informaram que as obras sobre a rua professor Toledo começam em cerca de 60 dias, com expectativa de conclusão em 150 dias de trabalhos.

Interdição na Professor Toledo

Para as obras do pontilhão ferroviário da rua Professor Toledo haverá a necessidade da interdição de uma das três faixas da pista no sentido centro-Trujillo. “Fizeram monitoramento da estrutura e descartaram qualquer risco de quedas. Afirmam que a manutenção visa elevar a solidez da estrutura para o período de, no mínimo, mais 50 anos”, afirma o secretário Fioravante.

Os representantes da Rumo também disseram que as intervenções já estavam previstas. Em inspeções realizadas há cerca de quatro meses, notaram que houve o recalque de um pilar e, desde então, mantiveram o monitoramento com equipamentos de topografia. Conforme explicaram os profissionais da Rumo, o risco não surge pelo recalque em si, mas pela velocidade com que qualquer recalque ocorre. Na engenharia, o termo recalque é usado para definir o deslocamento quando a estrutura sofre algum rebaixamento, devido ao adensamento do solo sob a sua fundação.

De acordo com a Rumo, com diversas medições realizadas no último trimestre ficou constatado que está tudo estabilizado, sem qualquer risco de queda. E agora serão construídas estacas que, segundo eles, é uma manutenção preventiva para ampliar a vida útil do pontilhão. Compararam a necessidade dessas manutenções com aquelas realizadas pelas prefeituras, que fazem o recape da superfície do asfalto para não terem que refazer uma via desde a base sob o asfalto. (Ana Cláudia Martins)