Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pomba em transformador causa falta de energia em UPH de Sorocaba

04 de Dezembro de 2019 às 17:41

Gestão compartilhada em UPHs de Sorocaba faz 3 meses UPH Zona Norte tem interrupção no fornecimento pela rede elétrica nesta terça-feira (3). Crédito da Foto: Emídio Marques

 

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona norte, em Sorocaba, sofreu interrupção devido a uma pomba que entrou no gerador que fornece energia elétrica, nesta terça-feira (3). A ave entrou no equipamento da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A UPH funcionou à base de um gerador de energia próprio da unidade de saúde.

A pomba entrou num transformador de energia da concessionária, instalado em frente à UPH, e causou um curto circuito e o apagão. O ocorrido começou pouco depois das 18h30 e se estendeu até as 19h48, quando a energia foi restabelecida.

Segundo a Prefeitura, o gerador próprio da unidade foi ligado para que o atendimento não fosse interrompido e para garantir o funcionamento dos equipamentos de urgência e emergência, como respiradores para pacientes intubados.

Segundo a coordenação da UPH, a CPFL foi acionada assim que houve a interrupção no fornecimento de energia. Não houve a necessidade de dispensar nenhum paciente e o atendimento continuou com o auxílio de lanternas, pois o gerador não possui capacidade de produzir energia para toda a estrutura do prédio. Com isso, algumas salas ficaram com as luzes apagadas.

Os pacientes que aguardavam para ser transferidos aos hospitais não foram prejudicados, pois as informações foram repassadas à Regulação de Leitos da Secretaria da Saúde (SES). (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="195984" ]