Buscar no Cruzeiro

Buscar

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes

24 de Janeiro de 2020 às 20:38
Marcel Scinocca [email protected]

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Theodoro Mendes foi prefeito de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (2/10/2013)

Pessoas ligadas à política de Sorocaba e autoridades lamentaram a morte de José Theodoro Mendes. Ex-prefeitos, vereadores e deputados relataram a importância do político tanto em Sorocaba quanto no Brasil.

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Renato Amary foi prefeito de Sorocaba e deputado federal. Crédito da foto: Luiz Setti (3/11/2016)

O ex-prefeito de Sorocaba, Renato Amary, sem partido, lamentou a morte do José Theodoro Mendes. Ele lembrou que os dois trabalharam juntos na antiga Codeso, a Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba.

“Estou em choque. Ele foi meu presidente na Codeso. A gente tinha uma relação muito boa”, diz Amary. “Tínhamos posicionamentos diversos, mas sempre com respeito e educação. Foi um professor. Aprendi com ele ter a posicionamento firme e com competência”, destaca. Amary, prefeito de Sorocaba entre 1997 e 2004, participava de uma reunião quando recebeu a informação da morte de Theodoro Mendes.

Trabalho na Constituinte

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Antonio Carlos Pannunzio foi prefeito de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/10/2016)

Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), também ex-prefeito de Sorocaba, se disse consternado com a morte. “Estou consternado. Independente da política, somos amigos”, afirma. “Tive uma convivência muito rica com ele”, acrescenta o ex-prefeito de Sorocaba por dois mandatos, sendo o último entre 2013 e 2016.

Pannunzio lembrou também o trabalho de Theodoro Mendes na elaboração da Constituição de 1988. “Foi presidente da Comissão mais importante, que era a de Constituição e Justiça. Isso mostrava o trânsito e o respeito que ele tinha em Brasília”, lembra. “Em Sorocaba, pude conhecer o trabalho dele, como todo sorocabano. Foi uma gestão muito profícua. Era um adversário político que sempre soube separar a política da vida pessoal. Deixo minha solidariedade para a família e para aqueles que conviviam com ele”, finaliza.

À frente de sua geração

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), afirmou que o ex-prefeito estava à frente de sua geração. “A Câmara Municipal está em luto junto com a cidade de Sorocaba. Perdemos um grande homem, uma grande liderança política. Perdemos um grande ícone da política sorocabana. O nosso professor Theodoro sempre foi uma pessoa honrada, determinada e à frente da sua geração. Sempre esteve a frente do seu tempo”, diz. Dini também lembrou que foi ele que construiu o Palácio dos Tropeiros, sede atual do Executivo de Sorocaba.

O deputado federal Capitão Derrite (Progressista) também lamentou o ocorrido. “É com profundo pesar que recebi essa notícia sobre a morte de um sorocabano ilustre que muito contribuiu para a

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Capitão Derrite é deputado federal. Crédito da foto: Emídio Marques (28/6/2019)

sociedade brasileira. Sua relevância para Sorocaba é notória. Deixou, entre tantos legados, o Centro de Integração Comunitário Walter Ribeiro, mais conhecido como CIC”, disse em nota. “Nacionalmente, contribuiu para a constituinte de 1988 como Deputado Federal. Sorocaba perde uma de suas personalidades históricas e um intelectual ímpar”, lembra.

Marcou a história

Flávio Chaves, atual secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba, afirma que Theodoro Mendes marcou a história de Sorocaba. “Perder uma pessoa como ele, que marcou a história de Sorocaba, é trágico e muito triste. Chaves lembra que foi líder de governo do ex-prefeito na Câmara de Sorocaba. “Fui eleito vereador quando ele era prefeito. Tínhamos uma relação muito boa”, lembra.

Foi Flávio Chaves que o sucedeu na Prefeitura de Sorocaba. “Era uma pessoa de inteligência ímpar. Marcou minha vida. Mas a vida tem dessas trapaças. Ele vai deixar saudade”, termina.

Legado

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Danilo Balas é deputado estadual. Crédito da foto: Emídio Marques (16/12/2019)

O deputado estadual agente Danilo Balas (PSL) falou em legado. “O legado de Theodoro Mendes, deputado constituinte dos mais atuantes e ex-prefeito de Sorocaba será lembrado sempre pela moral e a defesa do bem comum. Um homem com visão de futuro, que pensava no desenvolvimento, enfrentou e superou críticas ao expandir Sorocaba com a construção do Paço Municipal há quase quarenta anos. Neste momento de pesar, nos solidarizamos aos familiares e fazemos votos de que o seu trabalho possa inspirar os políticos que têm à sua frente o destino do país”, diz o deputado em nota.

Em nota, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) se manifestou sobre a morte. “Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do querido ex-prefeito de Sorocaba e ex-Deputado Federal Constituinte dr. José Theodoro Mendes. Como prefeito de Sorocaba, ele realizou obras importantes, contribuindo muito para o desenvolvimento da cidade”, comenta.

“Sem dúvida nenhuma, é uma grande perda não só para a nossa cidade, mas também para o Estado de São Paulo e para o País. Quero expressar meus profundos e sinceros sentimentos pela perda da pessoa e do político que foi Theodoro Mendes e deixar minha solidariedade a todos os familiares”, conclui.

“Sorocaba perde um ex-prefeito, o direito perde um grande professor e o Brasil perde um dos deputados mais atuantes na promulgação da constituição de 1988”, afirma o deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB). “Theodoro Mendes será sempre reverenciado por sua capacidade de agregar, fazendo da política mais uma de suas vocações. Deixa um legado como homem público e um cidadão exemplar”, acrescenta.

[irp posts="210813" ]

 

Sorocabano diferenciado

Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes Valdir Euclides Buffo Junior é presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Crédito da foto: Erick Pinheiro (2/4/2019)

Em nome da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da entidade, divulgou nota em que lamenta a morte de ex-prefeito. “Muito triste a notícia recebida nesta tarde. Vereador, Deputado Federal por vários mandatos, Prefeito marcante e que fez história em nossa cidade. Um sorocabano diferenciado. Inteligente, visionário e de grande caráter. Em nome dos Conselheiros da Fundação Ubaldino do Amaral, abraçando especialmente sua irmã Aurita, minha madrinha de batismo, eu registro e estendo a toda Família nossos sentimentos e condolências”, afirma.

Marcelo Henrique Mendes Ferreira, que é sobrinho de Theodoro Mendes, filho de Aurea Virgínia Mendes Ferreira, lembra que o ex-prefeito, além de político, empresário e profissional do direito, era muito família. “Ele era o patriarca, o irmão mais velho de oito filhos. Era uma pessoal especial e extremamente inteligente, muito família. Uma pessoa fora da curva”, diz.

Conforme Marcelo, a família costuma realizar reuniões festivas e Theodoro Mendes, além de incentivar, como uma tradição, procurava participar de todas. “Ele sempre foi uma pessoa muito família e chamava atenção para isso, de seguir essa tradição familiar. É uma grande perda para a nossa família e para Sorocaba”, avalia.

Questões constitucionais

Gerdy Rodrigues da Silveira, presidente da diretoria executiva da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3. Crédito da foto: Erick Pinheiro (2/4/2019)

"Todos os diretores da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, lamentam a morte do ex-prefeito de Sorocaba, ex-vereador sorocabano e ex-deputado federal Constituinte, José Theodoro Mendes. Ele foi um homem de grande importância para a história da cidade e do País, contribuindo, sobremaneira, para o crescimento de Sorocaba e para o amadurecimento da nação brasileira com o advento da Constituição do Brasil de 1988. Theodoro Mendes era um político atuante e muito combativo em muitas decisões que colocavam em risco a Constituição. Durante anos, Theodoro Mendes esteve com a Cruzeiro FM, na condição de entrevistado, para esclarecer e contribuir com nosso jornalismo em muitas questões polêmicas. Theodoro Mendes falava sobre tudo, sem temer nada, e com muita maestria e sobriedade. Neste momento de tristeza e da perda de uma memória histórica e política, nós, diretores e conselheiros da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, estendemos a toda a família de Theodoro Mendes nossos sentimentos e condolências."

Gerdy Silveira, presidente da diretoria executiva da Fundação Cultura Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3.

Perda irreparável

Emocionado, o jornalista Claudio Grosso, que foi vice-prefeito na gestão de Theodoro Mendes, disse que a morte do ex-prefeito é uma perda irreparável para a cidade. “Ele sempre deixou exemplos dos mais dignificantes para a nova geração”, diz. "Vai fazer muita falta porque ele era uma referência na política e na advocacia na cidade. Certamente, entretanto, foi esse desempenho como prefeito foi uma das atividades mais destacadas que ele exerceu”, acrescenta.

Conforme Grosso, Theodoro Mendes fez com a cidade pudesse se modernizar, citado a construção do Palácio dos Tropeiros e o Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). “Ele encaminhou Sorocaba para a rota da modernidade”, frisa.

Grosso também lembrou que o ex-prefeito foi um dos primeiros políticos a ter a visão de que a cidade cresceriam para a região norte, fazendo, por exemplo, a pavimentação da avenida Itavuvu até o Parque das Laranjeiras. “Ele ganha as páginas da história como alguém, que de maneira brilhante, com determinação, teve uma participação efetiva no desenvolvimento de Sorocaba”, termina.

Personalidade importante

Em uma rede social e de forma sucinta, o prefeito cassado José Crespo (DEM) também se manifestou. “Presto meus sentimentos à família do ex-prefeito de Sorocaba, Theodoro Mendes, personalidade importante para a história da cidade.”

https://www.facebook.com/JoseCaldiniCrespo/photos/a.240414395990534/2923769567654990/?type=3&eid=ARCylEs7Qie7VxfT9GiS9F78-4Q7fCP4If94MFeM7KMhxbLyrkH4CeWN1fW-l_BsrpJuXQ41rHUZw_aN&__xts__%5B0%5D=68.ARA98OFH9TqkIDUqyFKoQEBHl0Vraph-aLahl5bgnKrsHNOBNWMgEDCiUN_BcQSS1GNFlukQbe9g5f2ASO5YD42deDxybJ9TdI9bLKYZC6fJ-ODsA4NLFVvCRCWH-U9ctGR6VYzqzFcr3YV1TDEXzYByCwiFUyxkX7uLu9RUTrqClN8e75bK87v9J8shUS9ACbPcUxgOqd4ZEPpuYSkLl0AIgVb9sEmihmGi_zeBL1Fc7Psyzgr8S3gOQlstrq4epWLvp_JiQmoluWh92cyQqmqPv7NtcyO4UkNTTJ1S3_0UhZkouXkWsgXwuymF4mtXps8Mxq2yRdI_MD888ZWMHR9TxA&__tn__=EHH-R

O vereaodor Engenheiro Martinez (PSDB) também se manifestou. “Neste momento, envio minhas condolências à família do ex prefeito Theodoro Mendes, que faleceu no final da tarde de hoje. Advogado e professor, foi vereador e um dos principais articuladores da Comissão Constituinte de 1988 enquanto deputado. Deixa um legado histórico para Sorocaba e para o Brasil”, afirma. (Marcel Scinocca)

https://www.facebook.com/eng.martinez/photos/a.981464081902224/2544704862244797/?type=3&eid=ARCmn44zGd9Zl_63UEv-v6XJ7Ruk1IB8oJWpiqBpEFfQEirVPMxYyQpOgOPJCLCziJyJ40lCsnDEFuPA&__xts__%5B0%5D=68.ARCGoTZNwxNo3mkDII_zN_VwwUlWNTzjwJlAkbUWsuT3WVn2eTKeExbS1MPl5g00QdR46mBAvuSenW1ILMGLxtHQB4_Wm-rz3emNSeioKf4Nq945TFAbO_xW9BW1XjboA5tohi1hBbbGFLUodC66dkAVAWrQDYofwPG11cGlsmNHaJy10615XGrbsvHJhjM-E0F4xGUkKEMa-bxOoqOVr9lUDdKm5WIzwE_Vd8UDOw7ytpWffRFfa2UQgLA82QOTHUwvij0_NmFcCz_dI7jHmj-gDHctVjkOE4NNVL6yGvqZrMT3NfVfgpV4ZcmQ0uUxzo8TWE8DBlFc0dy3zKZzv6yNyA&__tn__=EEHH-R

Galeria

Confira a galeria de fotos