Buscar no Cruzeiro

Buscar

Politécnico une famílias e solidariedade em festa junina no Lar Monteiro Lobato

16 de Junho de 2019 às 08:41

Politécnico reúne famílias e solidariedade Cerca de 400 famílias foram prestigiar as apresentações de quadrilha dos alunos do Maternal ao Ensino Médio. Crédito da foto: Fábio Rogério

Evento tradicionalmente realizado pelas escolas para proporcionar momentos de lazer e interação entre professores, alunos e familiares, as festas juninas são tradição nesta época do ano. E o Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), realizou a sua neste sábado (15), no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato, com um componente ainda mais especial: a solidariedade.

A festa, feita pela primeira vez, atraiu ao longo do dia cerca de 400 famílias, que foram prestigiar apresentações de quadrilha de alunos do Maternal ao Ensino Médio. As danças foram precedidas de intervenções animadas por “Nho Joer” -- e seu “Galinho Garnizé” --, interpretado pelo professor de Informática Joelmir Mora.

O ponto alto da festa, no entanto, foi o caráter filantrópico, já que toda a renda obtida pelas barracas de alimentação e de brinquedos será inteiramente revertida para o Projeto Renovar, do Lar Escola Monteiro Lobato, e para a Associação dos Fissurados Lábios Palatais de Sorocaba e Região (Afissore).

A diretora da escola, Sidnei Silva, afirma que por ser mantido por uma fundação, que tem entre os seus pilares a benemerência, o Colégio Politécnico tem a missão de levar essa filosofia também aos seus alunos, em atividades dentro e fora da sala de aula. “O diferencial da festa é essa filosofia da solidariedade que queremos passar aos alunos, de que é possível se divertir sem perder de vista o olhar e ajudar o próximo”, afirma.

Pais da pequena Rafaela, de 6 anos, aluna do 1º ano, Paulo Ricardo de Oliveira e Joelma Meire de Oliveira aprovaram o evento que, segundo eles, ajuda a reforçar os valores de altruísmo nas crianças. “Acho muito importante ter esse cunho de ajudar uma instituição. Com certeza isso é assimilado por elas”, disse Joelma, acrescentando que a apresentação da filha atraiu mais de dez pessoas da família, vindas inclusive de outras cidades.

Politécnico reúne famílias e solidariedade O professor de Informática Joelmir Mora deu vida ao “Nho Joer”, ao lado de seu “Galinho Garnizé”. Crédito da foto: Fábio Rogério

Presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, José Murilo Marinho Mauad destacou que a entidade, ao ceder o salão de eventos para o colégio e, em contrapartida, explorar as barracas de bebida, ganhou uma forma diferente de incrementar os recursos financeiros para dar prosseguimento às atividades do Projeto Renovar, que funciona dentro do próprio Monteiro Lobato e atende 150 crianças, entre 6 e 12 anos, oferecendo serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, no contraturno escolar. “A arrecadação deste evento será exclusivamente para as crianças”, destacou, citando que a festa mobilizou 30 pessoas, entre funcionários e voluntários da entidade.

Coordenador técnico da Afissore, outra entidade parceira da festa, o empresário Alessandro Scapol assinalou que eventos beneficentes, como a 1ª Festa Junina do Colégio Politécnico, representam a segunda maior fonte de receitas da entidade, ao lado de doações, e atrás apenas da subvenção mensal garantida por contrato com a administração municipal. A entidade, que presta cerca de 400 atendimentos por mês, de assistência médica -- por meio de otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, nutricionista e serviços psicológicos e odontológicos -- ficou responsável pelas barracas de comida e de brincadeiras e contou com o trabalho de 60 voluntários, divididos em dois turnos. “Todos os alimentos que estamos servindo foram preparados por nós na nossa entidade”, concluiu. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos