Buscar no Cruzeiro

Buscar

Policiais federais discutem tamanho do efetivo

27 de Agosto de 2020 às 00:01

Policiais federais discutem tamanho do efetivo Susanna do Val Moore presidirá o Sindicato dos Policiais Federais do Estado de SP até 2022. Crédito da foto: Fábio Rogério (26/8/2020)

A presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de São Paulo, Susanna do Val Moore, visitou Sorocaba, ontem (26), para conhecer as demandas dos profissionais da regional da Delegacia de Polícia Federal. Ela é a primeira mulher a presidir o sindicato da categoria.

A visita à sede da regional da Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba ocorreu pela manhã, e no período da tarde Susanna visitou a redação do Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista.

Segundo ela, o objetivo da vinda à cidade faz parte do cronograma para ouvir as reivindicações da categoria nas demais catorze regionais da Polícia Federal, em todo o interior do Estado. Sorocaba foi a primeira cidade visitada.

O trabalho deveria ter começado em março, logo após a sua posse. Porém, a pandemia e o início da quarentena adiou o cronograma de visitas, que foi retomado agora. “Minha intenção é visitar todas as regionais, até o fim do ano, e assim ouvir todas as demandas dos policiais federais, para que a gente possa continuar com o trabalho de valorização profissional da categoria”, disse Susanna.

Ela disse que uma das principais queixas dos policiais federais é o baixo efetivo atual da categoria, que em todo o Estado de São Paulo conta com menos de dois mil policiais, entre todos os servidores: agentes, escrivães, papiloscopistas, delegados e peritos. Além dos servidores administrativos do plano especial de cargos da Polícia Federal.

Susanna enfatizou que a instituição que preside tem um papel importante na questão da segurança pública, já que atua para dar melhores condições de trabalho aos policiais federais. “Se os profissionais têm condições ideais de realização de suas funções, certamente ele contribui para a melhoria da segurança pública na sociedade”. Ela informou que está prevista para o ano que vem a realização de concurso para o preenchimento de cerca de duas mil vagas na Polícia Federal, em todo o Brasil.

Além de agente da Polícia Federal, Susanna é instrutora de armamento e tiro da corporação. Eleita com 67% dos votos, Susanna tomou posse em fevereiro deste ano e ficará no cargo até o fim de 2022. (Da Redação)