Sorocaba e Região

Polícia multa Saae por degradação ambiental em Sorocaba

PM flagrou anelamento em cinco araucárias. Técnica impede o fluxo de nutrientes e mata a árvore.
Polícia flagrou árvores com anelamento no Saae em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Polícia Ambiental

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba foi multado em R$ 4,5 mil por degradação ambiental em árvores ameaçadas de extinção. O flagrante foi registrado pela Polícia Militar Ambiental nesta terça-feira (19) no novo Centro Administrativo, inaugurado em dezembro no Jardim Ibiti do Paço. Autarquia afirma que não executou a intervenção e providenciará o tratamento.

As equipes foram até o local após denúncias de danos a árvores de Araucária. No centro administrativo, os policiais encontraram marcas de anelamento em cinco dos exemplares existentes na base do Saae.

O anelamento é uma técnica de eliminação de árvores que consiste na retirada de uma porção externa da casca (seção transversal onde se encontra o floema), impedindo a condução dos nutrientes (seiva elaborada) para as raízes da planta.

Segundo a Polícia Ambiental, o flagrante foi feito com base na resolução estadual 48/14, que dispõe sobre as condutas infracionais ao meio ambiente. O artigo 53 prevê multa de R$ 300 (hectare, fração, unidade, quilo ou metro cúbico) para quem “explorar ou danificar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, localizadas fora de área de reserva legal averbada, de domínio público ou privado, sem aprovação prévia do órgão ambiental competente”.

Em nota, o Saae afirma que “não executou, ou planeja realizar, qualquer tipo de intervenção” nas araucárias existentes no terreno do Centro Administrativo e alega que as árvores estão sendo preservadas desde que houve a compra do imóvel.

Leia mais  Ocupação de UTIs Covid passa de 80% em Sorocaba

“O Saae suspeita que o dano provocado tenha sido irregular e está avaliando imagens do sistema interno de segurança, a fim de identificar qualquer atividade suspeita. A autarquia providenciará o tratamento dessas árvores, para proporcionar a plena recuperação desses exemplares”, completa. (Jomar Bellini)

Polícia multa Saae por degradação ambiental em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Polícia Ambiental
Comentários